Ação diagnóstica inicial 1 |
Aplicação do instrumento diagnóstico com os estudantes |
Pré-processo formativo |
Subsidiar as espirais |
Reflexão teórica 1 - diagnóstico |
Sobre o desempenho e os esquemas dos estudantes em situações (tarefas) de proporção simples classe um para muitos. Discussão dos elementos conceituais. |
1º em duas horas |
1 |
Planejamento 1 |
Grupo pequeno elabora situações (tarefas) de proporção simples classe um para muitos, planeja a condução da aula e discute em grupo grande. |
Ação 1 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 1. |
Entre o 1º e o 2.º encontro |
Reflexão empírica 1 – resultados da ação 1 |
Evidenciando desenvolvimento da ação 1, a aprendizagem dos estudantes (desempenhos, esquemas, compreensões, dificuldades). Ajustes para o próximo planejamento: campo numérico e interpretação das situações pelos estudantes. |
2º em duas horas |
Reflexão teórica 2 - diagnóstico |
Sobre o desempenho e os esquemas dos estudantes em situações (tarefas) de comparação multiplicativa. Discussão dos elementos conceituais. |
3º em duas horas |
2 |
Planejamento 2 |
Grupo pequeno elabora situações (tarefas) de comparação multiplicativa, planeja a condução da aula e discute em grupo grande. |
Ação 2 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 2 (comparação multiplicativa). |
Entre o 3º e o 4º encontro |
Reflexão empírica 2 – ação 2 |
Resultados da ação 2 (desempenhos, esquemas, compreensões, dificuldades). Ajustes para o próximo planejamento: interpretação das situações pelos estudantes. |
4º em duas horas |
Reflexão teórica 3 |
Reflexão sobre o desempenho e os esquemas dos estudantes em três situações do instrumento diagnóstico de proporção simples muito para muitos. Discussão dos elementos conceituais e relação dessa classe de situações. |
5º em duas horas |
3 |
Planejamento 3 |
Grupo pequeno elabora duas situações (tarefas) de proporção simples muitos para muitos. Planeja a condução da aula. |
Ação 3 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 3 (proporção simples classe muitos para muitos). |
Entre o 5º e o 6º encontro |
Reflexão empírica 3 – ação 3 |
Resultados da ação 3 (desempenhos, esquemas, compreensões, dificuldades). Ajustes para o próximo planejamento: interpretação das situações e operacionalização da multiplicação e divisão. |
6º em duas horas |
Reflexão teórica 4 |
Reflexão sobre o desempenho e esquemas dos estudantes em situações (tarefas) de configuração retangular do diagnóstico. Discussão sobre os elementos conceituais e relação dessa classe de situações. |
7º em quatro horas |
4 |
Planejamento 4 |
Grupo pequeno elabora duas situações (tarefas) de configuração retangular. Planeja a condução da aula. |
Ação 4 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 4 (configuração retangular). |
Entre o 7º e o 8º encontro |
Reflexão empírica 4 – ação 4 |
Resultados da ação 4 (desempenhos, esquemas, compreensões, dificuldades). Ajustes para o próximo planejamento: medidas de comprimento, conceitos de comprimento, largura e área. |
8º em duas horas |
Reflexão teórica 5 |
Reflexão sobre o desempenho e esquemas dos estudantes em situações (tarefas) de configuração retangular do instrumento diagnóstico. Discussão sobre os elementos conceituais. |
5 |
Planejamento 5 |
Grupo pequeno elabora duas situações (tarefas) de configuração retangular. Planeja a condução da aula. |
Ação 5 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 5 (configuração retangular). |
Entre o 8º e o 9º encontro |
Reflexão empírica 5 – ação 5 |
Resultados da ação 5 (desempenhos, esquemas, compreensões, dificuldades). Ajustes para o próximo planejamento: interpretação das situações e a operacionalização da multiplicação e da divisão. |
9º em quatro horas |
Reflexão teórica 6 |
Reflexão sobre o desempenho e esquemas dos estudantes em duas situações (tarefas) de combinatória do instrumento diagnóstico. Discussão sobre os elementos conceituais. |
6 |
Planejamento 6 |
Grupo pequeno elabora duas situações (tarefas) de combinatória. Planeja a condução da aula. |
Ação 6 em sala de aula |
Desenvolvimento da aula do planejamento 6 (combinatória). |
Entre o 9º e o 10º encontro |
Reflexão empírica 6 –ação 6 |
Discussão sobre os resultados da ação 6. O professor prevê retomar com os estudantes no próximo ano letivo. Ao final do encontro foi respondido o instrumento de avaliação final do processo formativo |
10º em quatro horas |