Resumo
Este artigo é resultado de uma investigação que teve como objetivo caracterizar as atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula e apresentadas na Feira Regional de Matemática de Rio do Sul (SC), a fim de fundamentar uma práxis educativa. Considerando a abordagem qualitativa de pesquisa, tivemos como materiais empíricos, os relatos de experiências de quatro trabalhos apresentados na referida Feira e entrevistas realizadas com um dos estudantes expositores de cada um dos trabalhos. A análise desses materiais esteve ancorada no legado de Paulo Freire, principalmente no que se refere às ideias de práxis e de diálogo. Obtivemos, nesse processo, quatro categorias: 1) escolha do tema a ser estudado; 2) matematização; 3) diálogo, colaboração e envolvimento com a comunidade escolar e 4) ação-reflexão-transformação. Ao interpretar as categorias, vislumbramos a possibilidade de uma práxis educativa na qual educandos(as) e educadores(as) fazem uma leitura de mundo inicial, no âmbito da percepção, desenvolvem conhecimentos matemáticos para a compreensão dessa leitura e almejam uma ação transformadora coletiva. Ainda, reforçamos a importância de eventos como a Feira de Matemática para a promoção e divulgação dessas atividades.
Educação Básica; Diálogo; Colaboração; Conhecimentos Matemáticos; Abordagens Investigativas