Acessibilidade / Reportar erro

Do que faz com que os alunos não gostem da matemática em direção às práticas de ensino eficazes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, que investigou o que faz os alunos não gostarem da Matemática, e buscou práticas de ensino da Matemática potencialmente eficazes para aumentar seu interesse. O estudo envolveu 94 participantes, incluindo sessenta alunos do ensino médio e 34 professores de matemática de cinco escolas, no distrito de Karongi, província ocidental, em Ruanda. As respostas dos alunos e professores aos questionários foram analisadas por meio de estatística descritiva. Descobrimos que o que faz os alunos não gostarem da matemática está relacionado à forma como a matemática é ensinada. Baixas pontuações em testes ou exames, a dureza dos professores e o descuido foram contados entre os fatores que desmotivam os alunos com a matemática. Ser capaz de mostrar a relevância da Matemática em uma situação cotidiana, ensinar os alunos a se lembrarem de fatos matemáticos e mostrar-lhes muitos exemplos trabalhados foram citados pela maioria dos professores como indicadores de práticas eficazes de ensino da Matemática. Junto com esses indicadores, preparar a aula antes de ensinar, fornecer exercícios e lição de casa aos alunos e fazer pesquisas para atualizar as habilidades de ensino dos professores foram ações citadas e recomendadas, para os professores, como práticas de ensino potencialmente eficazes.

Palavras-chave:
Atitude em relação à matemática; práticas eficazes de ensino da matemática; aprendizagem da matemática; escolas ruandesas

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com