Elabora questões específicas para as necessidades dos alunos, possibilitando-lhes auto avaliação e expansão ou reformulação de suas estratégias, conforme o propósito matemático da tarefa |
A importância das perguntas bem formuladas e específicas da professora é fazer com que as meninas percebam os erros que estão tendo ao desenvolver a regra e, assim, ao perceber o que falta erealmente entender o que estão fazendo,para, por fim, conseguirem ‘chegar’ ao objetivo da questão 6 da tarefa (Nina, Caio e Diana – P, 08/10/14, Ep.6 - Qb). |
João e Túlio (P, Ep. 6); Nina, Caio e Diana (P, Ep. 6); Tainá e Íris (D, Ep. 6) (3 grupos) |
[a professora faz] vários questionamentos para ajudar as alunas a organizar seus pensamentos, isto é, elas estavam indecisas quanto à regra […] A professora fazia perguntas bem direcionadas, “aqui é trinta e oito e lá é trinta e nove ”, “aqui é quarenta e lá é quarenta e um ”, por quê? ” […] (João e Túlio – P, 08/10/14, Ep.6 – Qb). |
Provoca lembranças sobre resoluções realizadas em tarefas anteriores (experiências de aprendizagem), de modo que os alunos articulem-nas aos aspectos atuais da tarefa em questão |
[…] elas (as alunas) também têm a dificuldade em registrar o que fazem e acabam se perdendo e, com isso, a professora as auxilia questionando e fazendo com que elas relembrem aulas passadas, o que já foi trabalhado, para assim elas compreenderem o que deve ser feito, assimilando as tarefas já feitas (Tainá e Iris – E,08/10/14, Ep.5 – Qc). |
Tainá e Íris (E, Ep. 5); João e Túlio (D, Ep. 5); Isac e Fred (E, Ep. 5); Alex e Lara (D, Ep. 5) (4 grupos) |
[…] (A professora) relembra a tarefa do dia
anterior que
(a regra) era multiplicação e
pediu para elas anotarem para não se perderem (João e Túlio - D, 08/10/14, Ep.5 – Qc). |
Utiliza ferramentas linguísticas como sugerir o registro ou redizer (revoicing) as relações expressas verbalmente pelos alunos, a fim de chamar a atenção para aspectos importantes, tornar perceptíveis seus significados, incentivando a compreensão ou reflexão sobre o que é dito ou escrito |
[…] a professoraauxilia-as (as alunas) a
escreverem o que acabaram de dizer: “duas vezes o número da figura, mais um ”, assim como ela (a professora) tinha previsto, que seria utilizada uma “linguagem natural” (para expressar a regra) (Davi e Joel - E, 08/10/14, Ep.6 –Qb). |
João e Túlio (D, Ep. 5); Isac e Fred (D, Ep. 5); Davi e Joel (E, Ep. 6); Nina, Caio e Diana (E, Ep. 5); Tainá e Iris (E, Ep. 3) (5 grupos) |
A professora repete o que o aluno disse e, assim, tenta que ele “enxergue” o que está dizendo, e assim entrando em debate para fazer o aluno que não está entendendo o porquê aumentar um de cada lado e ainda somar mais uma, que é a conta preta (Tainá e Iris – E, 06/10/14, Ep.3 – Qc). |
Sugere a realização de testes e faz questões para incentivar a comparação e verificação dos valores obtidos, suportando a reformulação ou aprimoramento da ideia matemática proposta (a regra anteriormente construída) |
[…] a professora pediu para elas testarem se realmente a tabela feita e a regra [elaborada posteriormente] “davam” a mesma resposta
[…] (João e Túlio – D, 08/10/14, Ep.6 – Qb). |
João e Túlio (D, Ep. 6); Nina, Caio e Diana (P, Ep. 6); Alex e Lara (D, Ep. 6) (3 grupos) |
Diz para fazerem testes para provar se a regra estava certa […] Assim, percebem que, sempre que eles fazem as contas de multiplicar o número da figura por 2, o resultado “não bate ” com o da tabela e assim percebem, com a ajuda da professora, que falta a bolinha preta na regra deles,que representa o mais um (Nina, Caio e Diana – E, 08/10/14, Ep.6 – Qb). |
Considera a atividade matemática dos alunos para oferecer condições, interpondo questões, que provoquem dúvidas, desafiando os alunos a refletirem e a analisarem suas ideias e ações, sem direcioná-los demasiadamente, oferecendo apoio para adequação ou aprimoramento autônomo das resoluções pelos alunos |
[…] ela (a professora) percebe o que está acontecendo e com isso oferece condições
para eles (os alunos) “chegarem” à resposta, sem atrapalhar seus raciocínios (João e Tulio, – E, 06/10/14, Ep.3 – Qc). |
João e Túlio (E, Ep. 3); Isac e Fred (E, Ep. 3); Alex e Lara (P, Ep. 3; Ep. 6); Toni e Ari (P); Davi e Joel (P, Ep. 6); Nina, Caio e Diana (E, Ep. 6) (6 grupos) |
A professora questiona as alunas deixando dúvidas sobre as suas respostas para que elas próprias pudessem verificar e corrigir o erro. Esse questionamento da professora é muito importante, pois com ele os alunos podem desenvolver autonomia em suas respostas (Toni e Ari, – P, 08/10/14, Ep.6 – Qb). |