Oliveira (2004)OLIVEIRA, H. Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial. Quadrante, Lisboa, v. 13, n. 1, p. 115-145, jan./jun. 2004.
|
O Estágio “constituiu uma importante experiência de aprendizagem […] e com implicações significativas na sua identidade profissional” (p. 141). |
Cattley (2007)CATTLEY, G Emergence of professional identity for the pre-service teacher. International Education Journal, Adelaide, South Australia, v. 8, n. 2, p. 337-347, nov. 2007.
|
“[…] a identidade profissional inevitavelmente começa a se formar durante o Estágio”, que consiste, portanto, em “um ponto importante da formação de professores para focar a exploração da identidade profissional” (p.339). |
Ludwig (2007)LUDWIG, P. I. Formação inicial de professores de Matemática: situações vivenciadas pelos alunos na realização do estágio. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.
|
“É com a realização do estágio que a identidade profissional do acadêmico é fortalecida, pois nele volta-se para o desenvolvimento de uma prática letiva crítica e reflexiva, na qual sua identidadevai sendo construída com as experiências de sala de aula.” (p. 49, grifo nosso). |
Antunes (2007)ANTUNES, F. C. A. A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
|
“O estágio pode ser compreendido como um lugar de construção da identidade docente, mas não só de construção, também de reflexão, legitimação e fortalecimento da identidade anteriormente construída.” (p. 25, grifo nosso). “O período do estágio pode contribuir para a construção, reconstrução e validação da identidade docente no estagiário, levá-lo a se ver como professor e gerar no licenciando uma expectativa quanto ao futuro profissional.” (p. 93-94, grifo nosso). |
Oliveira (2008)OLIVEIRA, I. M. Formação de professores de Matemática: um olhar sobre o Estágio Curricular Supervisionado. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
|
“[…] o estágiotransforma-se em um instrumento de contribuição para a formação do perfil profissional do futuro professor. Assim, por meio da socialização com profissionais experientes e a partir das suas próprias experiências, sua identidade vai sendo construída.” (p. 60, grifo nosso). |
Bruno (2009)BRUNO, A. M. Z. As contribuições do Estágio Supervisionado em Matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas no período de 2002 – 2007. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade São Francisco, Itatiba, 2009.
|
“No que se refere aos saberes docentes produzidos pelos estagiários na prática de ensino e no estágio supervisionado, durante o curso de Licenciatura em Matemática, a análise aqui realizada possibilita-nos afirmar que: a identidade docente consubstancia-se pela mobilização de saberes, entendendo que estes encerram um projeto de ação ativando recursos administrativos, contextuais, técnicos, experienciais, pedagógicos e científicos;[…]” (p. 149, grifo nosso).
|
Ferreira (2009)FERREIRA, C. M. S. Um estudo exploratório da construção de saberes docentes provenientes de interações discursivas no estágio curricular. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
|
“[…] o período de estágio é importante não só para testar na prática as teorias aprendidas, mas também para oportunizar um repensar de tais teorias e sua relação com a prática e, assim, reelaborar suas concepções, formando uma identidade profissionalprópria.” (p. 23, grifo nosso) |
Magalhães (2010)MAGALHÃES, A. P. A. S. O Estágio Supervisionado dos cursos de formação de professores de Matemática da Universidade Estadual de Goiás: uma prática reflexiva? 2010. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
|
“[…] o estágioé uma oportunidade que o futuro professor tem de estar em contato com seu campo de trabalho, o que contribui para com o início da construção, da reflexão, da legitimação e do fortalecimento da identidade docente […]” (p. 54, grifo nosso). |
Gosmatti (2010)GOSMATTI, A. Prática de ensino na perspectiva de professores de Estágio Curricular Supervisionado de Matemática. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
|
“[…] os dados desta pesquisa mostram que o estágio, a partir das ações docente e discente, pode proporcionar transformações na realidade, a saber, a própria aprendizagem da docência no processo de constituição da identidade docente pelo aluno/estagiário.” (p. 112, grifo nosso). |
Medeiros (2010)MEDEIROS, C. M. Estágio supervisionado: uma influência na constituição dos saberes e do professor de Matemática na formação inicial. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.
|
“[…] o Estágio Supervisionado se configura no momento em que grande parte dos licenciandos vão ao encontro de sua identidade profissional, especialmente os que não tiveram o que aqui chamo de práticas antecipadas […], em que vivenciarão a passagem de estar professor para ser professor […]” (p. 51, grifo nosso) |