Open-access Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução

Reconocimiento, Redistribución y Participación: políticas para una Educación Matemática en tiempos de unión y reconstrucción

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre contextos, demandas, desafios e anseios que fundamentam expectativas e compromissos de uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução, lema do Governo Federal que se inicia neste ano, 2023, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apontamos expectativas e compromissos com a promoção de políticas de reconhecimento, de redistribuição e de participação que esperamos assumidas pelo atual Governo. Tais políticas, todavia, demandam e fomentam o engajamento de nossas práticas à justiça social e à construção de um sistema educacional inclusivo, laico, socialmente responsável e atento às possibilidades de ser e de vir a ser de diferentes sujeitos e coletivos sociais que compõem a população de nosso país. Esperamos, assim, que possamos seguir sem soltar a mão de ninguém, olhando para frente, para os lados e para trás, sem hesitar ao dizer: nunca mais!

Palavras-chave: Educação Matemática; Novo Governo; Políticas de reconhecimento; Políticas de Redistribuição; Políticas de participação

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