Silva (2018)SILVA, G. S. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
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Estudantes de uma disciplina de Geometria e Desenho da Universidade Estadual de Londrina. |
“Para você, como deve ser uma boa aula de geometria?” |
O autor definiu o Vaivém, utilizou-o em suas aulas, mas não analisou as produções do estudante em sua tese. |
Rodrigues (2019)RODRIGUES, P. H. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado . 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
Rodrigues e Cyrino (2020)RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, Campinas, v. 28, [s.n.], p. e020025, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654512. Acesso em: 31 jul. 2023. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.86545...
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Estudantes de disciplinas de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina. |
“Como você se define?” |
O(s) autor(es) investigou(aram) aspectos referentes à identidade profissional de futuros professores que ensinam Matemática a partir de produções do Vaivém, sobretudo em relação ao autoconhecimento, um dos aspectos da identidade considerada pelo(s) autor(es). |
Silva, Bardaçon e Venturini (2019) |
Estudantes de uma disciplina de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina. |
Questões de Matemática da Educação Básica. |
Os autores analisaram aspectos referentes à Educação Matemática Realística no Vaivém de um aluno. |
Barretto (2022)BARRETTO, A. C. Movimento de constituição da Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência. 2022. 134 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.
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Professores licenciados em Matemática que atuam há menos de cinco anos na Educação Básica. |
“Um professor de Matemática, recém-formado, tem como objetivo formar cidadãos críticos que contribuam para a sociedade, tanto no seu avanço do ponto de vista científico, como também na diminuição de desigualdades. Pretende formar pessoas com valores, que sejam honestas, com caráter, que saibam questionar, refletir e tenham uma visão crítica. O que significa ser um cidadão crítico? Ou ter uma visão crítica?” |
A autora analisa as interações entre professores por meio do Vaivém e de entrevistas, evidenciando aspectos da constituição de suas identidades profissionais. |
Silva, Innocenti e Zanquim (2022) |
Estudantes de uma disciplina de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina. |
Questões de Matemática da Educação Básica. |
Os autores cotejaram o que uma estudante considerava como intenção dos questionamentos feitos pela professora e as reais intenções declaradas pela professora em relação às suas intervenções. |
Silva, Sampel e Trombini (no prelo) |
Estudantes de uma disciplina de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina. |
Questões de Matemática da Educação Básica. |
Os autores estudaram as perguntas feitas por um estudante em seu Vaivém à luz da avaliação formativa. |