Desde 2008 o Boletim de Educação Matemática tem publicado anualmente uma edição especial. Tais edições nos são muito caras, pois, com elas, logramos promover campos de objetos e estudos específicos que emergem na Educação Matemática, e contribuir com a criação de um espaço para a reunião de artigos em torno de um campo comum, prezando pela diversidade que se mostra na temática eleita e em seus diferentes modos de investigá-la.
Além disso, uma das preocupações do Boletim é estar atento aos diferentes temas de pesquisa que surgem em nível internacional. Com isso, a revista busca criar um espaço com produções nacionais e internacionais de qualidade, de fácil acesso aos leitores-pesquisadores da área.
No rastro dessa tradição e dessa preocupação, anunciamos com alegria esta edição especial, cujos artigos giram em torno do tema "Gênese e Desenvolvimento do Trabalho Matemático: o papel do professor, do formador e das interações", com a finalidade de compreender melhor os desafios didáticos gerados pelo trabalho matemático em um contexto escolar.
Para este número especial, tivemos a honra de poder contar com dois editores convidados especialistas na temática - Inés Mª Gómez Chacón, da Universidad Complutense de Madrid, e Laurent Vivier, da Université Paris Diderot -, que organizaram a edição e que a abrem com um artigo que versa sobre o marco teórico que a atravessa.
Agradecemos o esmero e o carinho com que os professores Inés Mª Gómez Chacón e Laurent Vivier organizaram a edição, certos de sua contribuição ímpar para a Educação Matemática.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jan-Apr 2016