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Proficiência em Letramento Financeiro: estudo a partir de uma escala e de um Teste Adaptativo Computadorizado baseados na Teoria de Resposta ao Item

Proficiency in Financial Literacy: study using a scale and a Computerized Adaptive Test based on the Item Response Theory

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo para avaliar o desempenho em letramento financeiro na Educação Básica. Para tal, construiu-se um instrumento com 27 itens divulgados pelo Programme for International Student Assessment e baseados em uma matriz de referência, dividida em quatro temas: dinheiro e transações, planejamento e gerenciamento financeiro, risco e retorno e cenário financeiro. Estes itens foram organizados em cadernos de prova, com 18 itens cada, utilizando a metodologia dos Blocos Incompletos Balanceados. Os cadernos foram aplicados a 316 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas da Diretoria de Ensino da Região de Araraquara – São Paulo. As repostas foram analisadas a partir da Teoria de Resposta ao Item, o que possibilitou estimar, numa mesma escala, as habilidades dos respondentes e os parâmetros dos itens. A calibragem dos itens possibilitou a construção de uma escala de habilidade, a qual foi interpretada pedagogicamente, e a simulação de um Teste Adaptativo Computadorizado (TAC). O resultado da simulação mostrou que o TAC oferece boas estimativas do nível de habilidade em letramento financeiro com menos itens, o que reduz o tempo e o esforço, normalmente empenhados pelos estudantes, em testes tradicionais.

Teste Adaptativo Informatizado; Teoria de Resposta ao Item; Letramento financeiro; Educação Básica

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