Boletim do GEPEM (03) |
Spinillo (2003)SPINILLO, A. G. Ensinando Proporção a Crianças: alternativas pedagógicas em sala de aula. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 43, p. 11-48, ago./dez. 2003.
|
Empírica com crianças de 2a série (3° ano) |
Costa; Allevato (2012)COSTA, M. dos S.; ALLEVATO, N. S. G. Futuros professores de matemática e o ensino de proporcionalidade através da resolução de problemas de geometria. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 61, p. 109-123, jul./dez. 2012.
|
Empírica com futuros professores de Matemática do ensino Fundamental e Médio. |
Silva; Pietropaolo; Campos (2013)SILVA, A. da F. G; PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M. Atual currículo de matemática do estado de São Paulo: indicações para a introdução do ensino da ideia de irracionalidade. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 62, p. 31-44, jan./jul. 2013.
|
Empírica: documental. |
Boletim de Educação Matemática (07) |
Villarreal; Esteley; Alagia (2005)VILLARREAL, M. E.; ESTELEY, C. B.; ALAGIA, H. R. As Produções Matemáticas de Estudantes Universitários ao Estender Modelos Lineares a Contextos Não-lineares. Bolema, Rio Claro, ano 18, n. 23, p. 1-22, 2005.
|
Empírica com estudantes universitários. |
Imenes; Lellis (2005)IMENES, L. M.; LELLIS, M. Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 18, n. 24, p. 1-30, 2005.
|
Teórica. |
Ben-Chaim; Ilany; Keret (2008)BEN-CHAIM, D.; ILANY, B.; KERET, Y. “Atividades Investigativas Autênticas” para o ensino de razão e proporção na formação de professores de matemática para os níveis elementar e médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 21, n. 31, p. 125-159, 2008.
|
Empírica com futuros professores de Matemática do Ensino fundamental e Médio. |
Onuchic; Allevato (2008)ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. As diferentes “personalidades” do número racional trabalhadas através da Resolução de Problemas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 21, n. 31, p. 79-102, 2008.
|
Teórica. |
Lima; Monteiro (2009)LIMA, M. J de.; MONTEIRO, A. Práticas sociais de localização e mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 22, n. 32, p. 1-28, 2009.
|
Empírica com jovens e adultos (agentes de saúde). |
Oliveira (2009)OLIVEIRA, I. Proporcionalidade: estratégias utilizadas na resolução de problemas por alunos do ensino fundamental no Quebec. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 22, n. 34, p. 57-80, 2009.
|
Empírica com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. |
Rivas; Godino; Castro (2012)RIVAS, M. A.; GODINO, J. D.; CASTRO, W. F. Desarrollo del Conocimiento para la Enseñanza de la Proporcionalidad en Futuros Profesores de Primaria. Bolema, Rio Claro, ano 21, v. 26, n. 42 B, p. 559-588, abr. 2012.
|
Empírica com futuros professores do Ensino Fundamental. |
Educação Matemática Pesquisa (02) |
Abdounur (2012)ABDOUNUR, O. J. Uma abordagem histórico/didática de analogias envolvendo razões e proporções em contexto musical: um ensaio preliminar. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 386-397, 2012.
|
Teórica. |
Guerra; Hernández (2014)GUERRA, F. U.; HERNÁNDEZ, C. G. Una praxeología matemática de escala en un texto universitario. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 279-293, 2014.
|
Empírica: documental. |
Acta Scientiae (01) |
Scartazzini; Silva; Consul (2005)SCARTAZZINI, L. S.; SILVA, J. T. V. da; CONSUL, R. de A. Metodologias para determinar áreas em superfícies irregulares no ensino da geometria aplicando a proporcionalidade. Acta Scientiae, Canoas, v. 7, n. 2, p. 65-74, jul./dez. 2005.
|
Não definida. |
Journal of Mathematics Teacher Education (02) |
Ben-Chaim; Keret; Ilany (2007)BEN-CHAIM, D.; KERET, Y.; ILANY, B. Designing and implementing authentic investigative proportional reasoning tasks: the impact on pre-service mathematics teachers’ content and pedagogical knowledge and attitudes. Journal of Mathematics Teacher Education, Springer Netherlands, v. 10, p. 333-340, 2007.
|
Empírica com futuros professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. |
Orrill; Brown (2012)ORRILL; C. H.; BROWN, R. E. Making sense of double number lines in professional development: exploring teachers’ understandings of proportional relationships. Journal of Mathematics Teacher Education, Springer Netherlands, v. 15, p. 38-403, 2012.
|
Empírica com professores do Ensino Médio. |
ZDM (02) |
Taşar (2010)TAŞAR, M. F. What part of the concept of acceleration is difficult to understand: the mathematics, the physics, or both? International Journal on Mathematics Education, Germany, n. 42, p. 469-482, 2010.
|
Empírica com aluna de um curso de Ciência Física. |
Abrahamson; Lee; Negrete; Gutiérrez (2014)ABRAHAMSON, D.; Lee, R. G.; NEGRETE, A. G.; GUTIÉRREZ, J. F. Coordinating visualizations of polysemous action: values added for grounding proportion. International Journal on Mathematics Education, Germany, n. 46, p. 79-93, 2014.
|
Empírica com estudantes do Ensino Fundamental entre 9 e 11 anos. |