Open-access Dificuldades de Licenciandos em Matemática na Escolha do Problema na Perspectiva do EAMvRP

Prospective Mathematics Teachers’ Difficulties in Choosing a Problem from the Perspective of the EAMvRP

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de licenciandos em Matemática na escolha de problemas na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas – EAMvRP. Realizamos um estudo qualitativo e de campo com 33 estudantes, os quais receberam uma formação para aprender e propor sequências de ensino tendo o problema como ponto de partida na perspectiva do EAMvRP. Os resultados mostraram que as duas dificuldades mais evidenciadas foram para reestruturar o problema escolhido (elaborado e reelaborado) e para situá-lo em contextos próximos à realidade dos alunos da escola. Além das dificuldades relacionadas à identificação de estratégias, utilização dos conhecimentos prévios e revisão de alternativas/questões nos problemas, esses resultados indicam a interrelação necessária para a ação de escolha do problema. Concluímos que superar as dificuldades na escolha de problemas está diretamente associado à constituição contínua e conjunta de conhecimentos pedagógico e matemático.

Formação Inicial de Professores; Matemática; Resolução de Problemas; Dificuldades

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro