Acessibilidade / Reportar erro

Estudo sôbre a influência de nitratos do solo e modo de inoculação das sementes na nodulação em alfafa (Medicago sativa L.)

Study on the influence of the soil nitrates and methods of seed inoculation on the nodule formation of alfafa (Medicago sativa L.)

Um experimento foi conduzido em solo do Centro de Nutrição Animal de Nova Odessa, com o objetivo de comparar a eficiência, na fixação de nitrogênio, de quatro estirpes de Rhizobium, previamente selecionadas em vasos de Leonard, em culturas de alfafa. A inoculação foi feita pela maneira normalmente recomendada e por "pelleting", ou seja, revestimento, das sementes inoculadas, com uma camada de calcário aderida com goma arábica. Matéria orgânica com alta relação C:N foi incorporada em alguns tratamentos, com a finalidade de reduzir o nível de NO3, que quando em altos níveis inibe a nodulação. Provavelmente a simbiose especializada dessa leguminosa e as condições de acidez local não permitiram que se formassem nódulos nos tratamentos não inoculados. A inoculação realizada pelo método convencional não foi suficiente para promover boa nodulação. A inoculação com "pelleting" mostrou-se altamente eficiente, provocando boa nodulação e propiciando altas produções, tanto nos tratamentos que receberam como nos que não receberam matéria orgânica. As diferenças de pêso entre os tratamentos testemunhas e inoculação com "pelleting" foram maiores onde houve incorporação de matéria orgânica.


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br