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Simulação computacional da estabilidade e controle de combinações trator-carreta sob diferentes condições de operação

A mecânica do sistema trator-carreta movendo-se encosta acima e abaixo, sob diferentes condições de operação, foi simulada teoricamente. Foi desenvolvido um programa de computador para analisar o sistema visando prever o efeito do peso da carga da carreta e do ângulo da pendente na estabilidade do trator, na capacidade de tração e no carregamento da barra de tração. O programa computacional foi usado para analisar o sistema trator-carreta em deslocamento uniforme encosta acima e abaixo. Os resultados dessa análise mostraram que o trator se torna instável quando traciona uma carreta de 3.750 kg subindo uma encosta com 28º de declividade. Tração insuficiente ocorre quando os ângulos de inclinação variam de 15º a 18º, com pesos na carreta, respectivamente, de 3.750 a 750 kg. A componente paralela da força na barra de tração atingiu valor máximo de 17.318 N quando a carreta estava empurrando um trator encosta abaixo em uma ladeira com 30º de inclinação. A componente normal (normal à superfície de tração) apresentou valores máximos semelhantes, tanto nos deslocamentos do sistema encosta acima como encosta abaixo. O uso da análise computacional neste estudo trouxe melhoria significativa na previsão do efeito de diferentes parâmetros na estabilidade e no controle da combinação trator-carreta em terrenos inclinados.

trator-carreta; estabilidade; tração; terrenos inclinados; barra de tração


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