Acessibilidade / Reportar erro

Seleção e melhoramento do timbó: I - Estudo de uma população de 235 plantas de timbó urucu (Derris urucu (killip & smith)

Timbó improvement: I. study of a population of 235 plants of timbô" urucu - Derris urucu

Para fina de seleção foi estudada uma população constituída por 235 plantas de Timbó urucu - Derris urucu, plantada primitivamente no Hôrto "Cipriano Santos", na cidade de Belém, Pá. Colheram-se suas raízes que, após secagem ao ar, foram pesadas e analisadas para determinação de umidade, cinzas, extratos totais, rotenona e deguelina. Todos os dados individuais obtidos são apresentados, bem como os resultados de sua análise estatística. Também foram calculados o pêso líquido das raízes, bem como o rendimento líquido, por planta e em média, em extratos totais, rotenona + deguelina e rotenona. Calcularam-se, também, os teores em deguelina e outros extratos, e rotenona contida nos extratos totais, deguelina contida nos extratos totais, e outros extratos (que não rotenona e deguelina) contidos nos extratos totais e, finalmente, a rotenona contida no conjunto rotenona + deguelina. Dentre as 235 plantas estudadas foram escolhidas doze, com riqueza em rotenona variando de 8,7 a 11,2%, das quais colheram-se as raízes após 19 meses de plantio. Determinou-se o rendimento em raízes sêcas ao ar bem como a umidade contida nas raízes e, depois, sua riqueza em extratos totais e rotenona (determinada por dois métodos: cristalização e solvato). Tais seleções produziram, em média, 1717 gramas de raízes sêcas ao ar, por planta, com teor em extratos totais que variou de 17,2 a 33,2%, com média de 23,6%. A riqueza em rotenona (média dos resultados obtidos pelos dois diferentes métodos de determinação)


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br