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Avaliação do conhecimento sobre neurofisiologia da dor e autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor em graduandos e graduados em fisioterapia no Brasil: estudo transversal

DESTAQUES

  • Fisioterapeutas apresentam maior conhecimento sobre neurofisiologia da dor e autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor quando comparados a graduandos.

  • A pontuação baixa do Questionário Neurofisiológico de Dor sugere que a implementação curricular de disciplinas voltadas para a dor é necessária na graduação em fisioterapia.

  • Capacitações específicas sobre dor devem ser realizadas para ampliar o nível de conhecimento e habilidades dos fisioterapeutas no tratamento de indivíduos com dor.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Abordagens para o enfrentamento da dor, como educação do paciente, estão diretamente relacionadas ao nível de habilidades dos profissionais. A identificação de possíveis lacunas do aprendizado nas diferentes fases de formação pode contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias e métodos de ensino. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor e a autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor em alunos de graduação e graduados em fisioterapia no Brasil.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo observacional analítico do tipo transversal, em que foi aplicado o Questionário Neurofisiológico de Dor (QND) para avaliar o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor. Também foi utilizado um questionário autoaplicado para coletar os dados sociodemográficos da amostra e avaliar a autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor. As características da população do estudo foram definidas pela estatística descritiva. Para a análise da distribuição do escore QND e da autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor foi utilizado o teste Shapiro-Wilk. Na análise bivariada para a comparação de distribuição do escore QND e da autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor entre as fases dos graduandos e a escolaridade após a formação foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis, nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. A declaração Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) foi utilizada como guia para relatar os resultados do estudo.

RESULTADOS:

Um total de 306 voluntários participaram do estudo, sendo 208 alunos de graduação (22,3 ± 3,2 anos) e 98 fisioterapeutas (31,7± 8,7 anos). A pontuação média do QND para os alunos de graduação foi 6,17 e de 8,56 para os fisioterapeutas, considerando um total de 12 pontos. Observou-se uma diferença significativamente superior na pontuação obtida no QND pelos graduandos da fase intermediária e do último ano (p<0,05), bem como na autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor e realizar uma abordagem biopsicossocial do paciente entre as diferentes fases do curso. Contudo, entre os fisioterapeutas, não foi observada diferença significativa na pontuação total do QND e na autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor.

CONCLUSÃO:

Por meio dos achados deste estudo, foi possível observar que o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor e autopercepção de habilidades para atender indivíduos com dor difere entre acadêmicos e profissionais de fisioterapia. Entretanto, a pontuação baixa do QND dos graduandos de fisioterapia, bem como a ausência de diferenças significativas do QND entre os diferentes níveis de formação dos fisioterapeutas, sugere que a implementação curricular e capacitações específicas sobre dor são indispensáveis para ampliar o nível de conhecimento e habilidades dos fisioterapeutas no tratamento de indivíduos com dor.

Descritores:
Dor; Educação em saúde; Especialidade de Fisioterapia; Neurofisiologia

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