Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do limiar nociceptivo e marcadores inflamatórios em ratos após indução de enfisema pulmonar por elastase nos modelos de dor fásica, inflamatória e neuropática

DESTAQUES

Estudo sobre uma doença que está em crescimento no Brasil e no mundo. Estima-se que no Brasil cerca de 30 mil óbitos/ano acontecem devido à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), sendo esta a quinta maior causa de morte no país.

Animais com DPOC induzida por instilação de elastase traqueal apresentam níveis elevados de marcadores inflamatórios.

Animais com DPOC apresentam respostas alteradas frente ao estímulo nocivo, sugerindo uma influência dos marcadores inflamatórios na percepção nociceptiva.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se pela obstrução do fluxo aéreo e, embora comprometa os pulmões, produz importantes consequências sistêmicas. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre citocinas pró-inflamatórias e limiar nociceptivo em ratos com DPOC induzida por elastase pancreática suína.

MÉTODOS:

Cento e quarenta e quatro animais foram distribuídos aleatoriamente em três modelos diferentes: dor fásica nociceptiva no teste de retirada de cauda (TF), dor inflamatória no modelo de adjuvante completo de Freund (CFA) e dor neuropática no modelo de constrição do nervo ciático (CCI). Vinte e um dias após a instilação traqueal de elastase a DPOC foi estabelecida e o limiar nociceptivo foi avaliado em diferentes períodos.

RESULTADOS:

Os animais com DPOC apresentaram menor tempo de latência de retirada e maiores níveis das citocinas IL-1β, IL-6 e TNF-alfa no T F. No modelo CFA e CCI, os animais com DPOC apresentaram aumento da hiperalgesia mecânica e os níveis de IL-1β, IL-6 e TNF-alfa foram maiores no plasma até 24 horas.

CONCLUSÃO:

Animais com DPOC apresentam níveis mais elevados de citocinas pró-inflamatórias e limiares nociceptivos reduzidos, sugerindo uma relação entre DPOC e aumento da nocicepção.

Descritores:
Doença pulmonar; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br