Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento doloroso e cannabis medicinal

DESTAQUES

Compostos formados no metabolismo secundário da cannabis apresentam propriedades farmacológicas de evidente interesse.

Foram identificados erros específicos chamados de distorções cognitivas, como a abstração seletiva, supergeneralização, personalização e catastrofização.

Associação entre fatores psicológicos, sono, sensibilização central, dor e comprometimento crônico no pescoço, costas, membros e multirregional.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é definida como uma experiência sensitiva e emocional complexa, e está entre as principais causas de busca por atendimento médico, sendo a dor crônica um dos problemas de saúde mais prevalentes no mundo atual, com milhões de pessoas debilitadas por condições sintomáticas. A descoberta do sistema endocanabinoide e seus efeitos orgânicos na modulação da dor, especialmente a crônica, representou uma fonte desconhecida de possibilidades para a produção de fármacos que, teoricamente, possuiriam grande potencial de melhorar a qualidade de vida de indivíduos portadores de dor crônica. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi buscar na literatura estudos que investigaram o uso de canabinoides medicinais para o tratamento da dor crônica e do comportamento doloroso.

CONTEÚDO:

Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura em que são apresentados aspectos do comportamento doloroso, como as distorções cognitivas associadas à experiência de dor, e a influência do trauma, do estresse e de comorbidades psiquiátricas nos desfechos de dor. O sistema endocanabinoide tem influência na modulação de todos esses pontos e também na própria regulação da dor.

CONCLUSÃO:

Este estudo traz perspectivas sobre o comportamento doloroso e de como o sistema endocanabinoide pode interferir em diversos aspectos da dor e da forma como o paciente percebe a dor. Mais estudos sobre o assunto são de extrema relevância.

Descritores:
Cannabis; Dor; Dor crônica

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br