Acessibilidade / Reportar erro

Infiltração sacroilíaca em gestante guiada por ultrassom. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A dor pélvica relacionada à gestação (DPRG) é uma das causas mais frequentes de dor, podendo causar incapacidade física significativa. É muitas vezes subtratada, pois é uma condição considerada normal durante a gestação e há receio de que o tratamento possa causar alterações na gestante e no feto. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de gestante com DPRG; e o tratamento com infiltração de articulação sacroilíaca guiada por ultrassom e realizar revisão da literatura.

RELATO DO CASO

Gestante com 35 semanas, evoluindo com DPRG com origem em articulação sacroilíaca esquerda. Foi submetida à infiltração da articulação guiada por ultrassom com 5mL de ropivacaína a 0,5% e 20mg de metilprednisolona. A paciente apresentou ausência de dor após o procedimento, permanecendo assim após o parto.

CONCLUSÃO

Apesar de poucos casos descritos na literatura, a utilização do tratamento de intervenção em dor em gestantes parece seguro e eficaz.

Descritores:
Articulação sacroilíaca; Dor da cintura pélvica; Gravidez; Ultrassonografia de intervenção

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br