Acessibilidade / Reportar erro

Neuropatias e o uso de canabinoides como estratégia terapêutica

DESTAQUES

O Δ-9-THC possui papel em destaque no manejo da dor.

O THC parece atuar na farmacodinâmica e apresenta janela terapêutica na dor neuropática.

O sistema endocanabinoide é diferenciado de outros tratamentos devido ao fato de ter locais específicos de atuação canabinoide naturalmente no corpo humano.

O THC como componente possui perspectivas elevadas no manejo da dor em relação aos tratamentos convencionais.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A neuropatia dolorosa tem prevalência estimada em toda a população em torno de 7% a 10%, pode ter diversas etiologias e requer cuidado integrado. O cuidado desses pacientes costuma ser desafiador, pois a maioria deles não obtém resultados satisfatórios com os fármacos disponíveis para manejo da dor que, muitas vezes, são incapacitantes, além das comorbidades associadas, como distúrbios do sono e alterações de humor. A maioria dos fármacos utilizados atualmente para o tratamento da dor neuropática (DN) apresenta diversos efeitos adversos, o que dificulta a adesão ao tratamento e impossibilita atingir as doses que seriam indicadas para o manejo adequado. Diante desse cenário, estudos estão sendo feitos visando o sistema endocanabinoide presente no corpo humano, que tem capacidade de modular a dor, sono e distúrbios do humor, entre outros benefícios. Fármacos como os fitocanabinoides, principalmente com as moléculas canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC), têm sido estudados com potencial significativo para o tratamento da neuropatia dolorosa. Esta revisão teve o objetivo de descrever os mecanismos prováveis de ação dos canabinoides na DN e os resultados obtidos até o momento com a utilização dessas moléculas.

CONTEÚDO:

Este estudo é uma revisão narrativa da literatura. Os dados foram analisados utilizando as bases de dados National Library of Medicine (NCBI), Google acadêmico, Medline e configurações de bases científicas pela LILACS e Web of Science em uma busca temporal entre 2004 e 2022. Foram contabilizados 45 artigos.

CONCLUSÃO:

O THC modula os efeitos opioides na dor neuropática. Esta atuação é associada com efeito farmacocinético e foi demonstrada por imagens cerebrais. Esta atuação significativa pode ser associada com sítios alvo específicos e atuantes primários com relação ao Δ-9-THC e sua ligação a receptores associados à analgesia. Entretanto, mais estudos com este componente ou associado a pequenas variações canabinoides são necessários para afirmar a sua atuação na dor neuropática.

Descritores:
Canabidiol; Canabinoides; Cannabis; Dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br