Open-access Gerenciamento da dor: educação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva adulta

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:  Levando em consideração a complexidade e subjetividade da dor para o paciente e a necessidade de atualização constante da equipe de saúde, objetivou-se verificar o conhecimento e as práticas assistenciais da equipe de enfermagem acerca do manejo da dor de pacientes adultos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes e após a realização de uma atividade educativa.

MÉTODOS:  Participaram do estudo 32 enfermeiros e técnicos de enfermagem alocados em UTI há mais de seis meses. As etapas compreenderam a aplicação do pré-teste, atividade educativa e pós-teste, abordando escalas de avaliação e métodos de manejo farmacológico e não farmacológico.

RESULTADOS:  Quanto aos conceitos de dor crônica e dor aguda, 68% responderam que conheciam as diferenças, porém 15% acertaram questões relacionadas à dor aguda e 3% acertaram questões relacionadas à dor crônica no pré-teste. Quanto ao conhecimento prévio sobre as escalas de avaliação da dor, 84% conheciam a Escala Verbal Numérica, 15% conheciam a Behavioral Pain Scale, e 6% conheciam a Escala de dor na Demência Avançada; 62% afirmaram sentirem dificuldade em avaliar a dor em pacientes com demência avançada e/ou em ventilação mecânica. Nas questões relacionadas ao manejo farmacológico, 44% acertaram as questões no pré-teste e 71% acertaram no pós-teste. Em relação ao manejo não farmacológico, 31% realizam sempre, e 96% utilizam como medida o posicionamento adequado no leito.

CONCLUSÃO:  Após a atividade educativa, houve aumento no número de acertos referente às questões relacionadas às escalas de avaliação, manejo farmacológico e não farmacológico.

Descritores: Avaliação da dor; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva

DESTAQUES

A complexidade e subjetividade da dor para o paciente e a necessidade da atualização constante da equipe de saúde.

Os resultados revelam lacunas no conhecimento e práticas assistenciais da equipe de enfermagem.

Após a atividade educativa, houve um aumento de acertos relacionados aos temas contemplados no questionário.

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