Acessibilidade / Reportar erro

Retratos da dor pélvica crônica: percepções e crenças de 80 mulheres

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Por sua expressiva prevalência e difícil manuseio clínico, a dor pélvica crônica é importante causa de morbidade, incapacidade e redução da qualidade de vida em mulheres. Fatores psicológicos podem influenciar a percepção da dor e interferir na abordagem médica, justificando a aplicação de recursos projetivos, como o retrato da dor, anteriormente não aplicado em mulheres com dor pélvica crônica. Objetivou-se trazer maior esclarecimento sobre a influência do componente psicológico na avaliação da dor pélvica crônica, por meio da aplicação do retrato da dor em mulheres com dor pélvica crônica.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de corte transversal exploratório realizado com 80 mulheres com dor pélvica crônica. Utilizou-se de entrevista pré-estruturada para coletar dados sociodemográficos, comportamentais e clínicos e, para investigar percepções e crenças sobre a dor, aplicou-se o retrato da dor. Os desenhos foram avaliados e classificados por meio de análise de conteúdo e consenso entre os autores.

RESULTADOS:

As participantes tinham média de idade de 39,40±9,21 anos, intensidade álgica média de 7,03±2,58 e duração média de 8,84±7,65 anos. Os principais retratos remetiam a sentimentos negativos (37,50%), instrumentos lesivos (33,75%) e formas geométricas (25%), com predomínio de cores frias (63,70%). Mais de 60% das participantes depositavam esperança apenas em procedimentos médicos, enquanto 25% delas acreditavam não haver solução para sua dor.

CONCLUSÃO:

As mulheres retrataram sua dor pélvica crônica de modo afetivo, com uso de poucas cores e cores frias. Consideraram-se em papel passivo no tratamento, além de relacionar a sua dor a perdas familiares.

Descritores:
Avaliação da dor; Dor crônica; Dor pélvica; Efeitos psicossociais da doença; Mulheres

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br