Acessibilidade / Reportar erro

Terapias não farmacológicas para analgesia no pós-parto: uma revisão sistemática

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Dor abdominal e pélvica são condições prevalentes entre as puérperas no período pós-parto. As terapias não farmacológicas nesses casos são de grande importância, tendo em vista a ausência de efeitos adversos sistêmicos, tais como sonolência, irritabilidade e modificações no leite materno. O objetivo deste estudo foi identificar e avaliar a eficácia das terapias analgésicas não farmacológicas utilizadas no puerpério imediato na dor abdominal e pélvica.

CONTEÚDO:

Realizou-se buscas nas principais bases de dados, no período de setembro a outubro de 2017, utilizando-se as combinações: "treatment" AND "pain" AND "postpartum"; "treatment" AND "pain" AND "postpartum" AND "analgesics" AND "non-pharmacological". Foram incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados, publicados no período de janeiro de 2007 a agosto de 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. Dos 1.737 estudos encontrados nas bases de dados, 42 foram selecionados pelo título. De acordo com os critérios de elegibilidade, incluiu-se 13 estudos. O tamanho total das amostras dos estudos variou entre 21 e 266. Nos grupos com intervenção, a amostra variou entre 11 e 126 mulheres que foram submetidas a crioterapia, estimulação elétrica nervosa transcutânea, LASER, acupuntura e auriculoterapia.

CONCLUSÃO:

As práticas intervencionistas como a eletroestimulação elétrica nervosa transcutânea e a crioterapia apresentaram dados significativos relevantes na redução da dor abdominal e pélvica. As técnicas de acupuntura e auriculoterapia ainda apresentam dados inconclusivos. Apesar de provocar alívio da dor perineal, a laserterapia não mostrou efeito estatisticamente significativo para alívio da dor quando comparada com o grupo placebo.

Descritores:
Analgesia; Cesariana; Dor; Fisioterapia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br