Acessibilidade / Reportar erro

Reprodutibilidade e confiabilidade da algometria de pressão: os algômetros digital e analógico são comparáveis?

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A algometria digital e a analógica têm sido amplamente utilizadas em estudos clínicos, mas uma investigação recente observou um erro sistemático entre os dispositivos, o que pode dificultar a comparação de dados de diferentes estudos. O objetivo deste estudo foi avaliar a reprodutibilidade e a confiabilidade de algômetros analógicos e digitais.

MÉTODOS:

Este foi um estudo transversal observacional que envolveu 40 estudantes saudáveis. Eles tinham capacidade cognitiva preservada e não apresentavam dor crônica ou aguda. Os participantes foram submetidos à avaliação do limiar de tolerância à dor por pressão (LTDP) por dois algômetros diferentes, com 15 minutos de intervalo: um algômetro digital (Wagner Pain Test FPX) e um analógico (Wagner Force Dial). A coleta de dados envolveu dois avaliadores e ocorreu uma vez por semana. Os músculos avaliados foram o redondo maior, o trapézio superior, o levantador da escápula, o supraespinhal, o infraespinhal, o peitoral, o glúteo médio, o paraespinhal e o deltoide.

RESULTADOS:

A confiabilidade entre as medidas realizadas pelo mesmo avaliador (confiabilidade intra-avaliador) ou com o mesmo aparelho (confiabilidade interavaliador), em dias diferentes, foi analisada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Ao comparar a confiabilidade intra-avaliador (avaliador 1, semanas 1 e 3), observou-se reprodutibilidade boa ou excelente na maioria dos sítios, tanto com algômetro analógico quanto digital, com significância estatística. A confiabilidade interdispositivos (algômetro digital e analógico) apresentou correlação significativa e excelente (r > 0,75) em todos os locais avaliados e para ambos os avaliadores. A análise da confiabilidade interavaliadores (2 avaliadores diferentes) para o algômetro digital revelou correlação significativa boa ou excelente em quase todos os locais, exceto no peitoral maior esquerdo. Para o algômetro analógico, todos os locais avaliados apresentaram correlação boa ou excelente com significância estatística.

CONCLUSÃO:

Os dados destacam que a algometria digital e a analógica apresentam boa confiabilidade intra-avaliador (reprodutibilidade), confiabilidade entre dispositivos e confiabilidade entre avaliadores em uma amostra de jovens saudáveis.

Descritores:
Estudos de avaliação; Dor; Limiar da dor; Reprodutibilidade dos testes

DESTAQUES

As algometrias digital e analógica têm boa confiabilidade intra-avaliador (reprodutibilidade)

As algometrias digital e analógica apresentaram boa confiabilidade entre os algômetros

As algometrias digital e analógica apresentaram boa confiabilidade interavaliadores

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br