Acessibilidade / Reportar erro

A eficácia da aplicação da argila verde em padelistas com quadro de dores musculares crônicas

DESTAQUES

  • A intensidade média da dor final do GA teve redução em todas as regiões relatadas.

  • Comparando os valores médios da intensidade de dor final, percebeu-se diferença significativa de redução de 58,7% da dor entre os grupos GC e GA após oito semanas.

  • Com o presente estudo foi possível verificar uma melhora no quadro de dor do GA, tanto em relação ao GC quanto em relação à semana inicial.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O padel é um esporte em alta no mundo e exige a repetição de movimentos, podendo levar ao desenvolvimento de dores localizadas. A função principal da dor é informar o sistema nervoso central da problemática existente no organismo. Para o tratamento dessas dores, a geoterapia é uma prática integrativa e complementar não invasiva que possibilita o tratamento de incômodos álgicos, inflamações e outros problemas musculoesqueléticos. Desta forma, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de verificar a percepção da dor crônica em padelistas amadores antes e depois da aplicação da argila verde.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de campo de caráter quali-quantitativo, com um questionário semiestruturado, incluindo 20 participantes distribuídos em Grupo Controle (GC) e Grupo Aplicação (GA). A intensidade da dor foi avaliada pela Escala Analógica Visual (EAV). Os dados foram tabulados em planilha de cálculo e a análise estatística foi realizada pela ANOVA com nível de significância de 5% (p<0,05).

RESULTADOS:

Houve diferença significativa entre os dois grupos estudados, sendo que o uso da geoterapia com a argila verde promoveu o alívio de dores musculares crônicas em padelistas.

CONCLUSÃO:

A aplicação da argila verde demonstrou eficácia na redução de dores crônicas em padelistas amadores, ainda assim outras variáveis podem ser avaliadas em futuros estudos, como a melhora a longo prazo e possíveis efeitos colaterais.

Descritores
Dor crônica; Geoterapia; Padel; Terapias complementares.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br