Acessibilidade / Reportar erro

O conhecimento da prescrição e o papel farmacológico em disfunção temporomandibular para os cirurgiões-dentistas: revisão de literatura

DESTAQUES

As alterações psicossociais atuam como fatores amplificadores da dor crônica em DTM e contribuem negativamente para o seu controle.

A terapia farmacológica combinada com outras terapias potencializa as chances de controle de dores crônicas em DTM.

O uso de canabinoides medicinais mostrou resultados promissores no manejo da dor crônica em pacientes com DTM.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma desordem anátomo-funcional que afeta os músculos da mastigação, da articulação temporomandibular (ATM) ou ambas as estruturas. E uma das dores orofaciais mais comuns de origem não dentária, com prevalência de 5% a 7% da população, sendo considerada um problema de saúde pública. O principal sintoma da DTM é a dor que, quando crônica, afeta a qualidade de vida. As classes de fármacos mais comumente empregadas nessa condição são os antidepressivos, anticonvulsivantes e relaxantes musculares, que modulam os sintomas nesses pacientes. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura acerca dos principais fármacos utilizados no controle da DTM, seus mecanismos de ação e eficácia, bem como as suas possíveis causas.

CONTEÚDO:

Buscou-se na literatura artigos científicos nas bases de dados: Pubmed, Scielo e Lilacs, com a amostra temporal de 2010 a 2021. Como parâmetro de inclusão, foram selecionados artigos de revisão de literatura e sistemática, casos clínicos randomizados, estudos placebo-controlados e estudos duplo-cegos com a temática DTM, considerando aspectos do tratamento farmacológico. Como parâmetro de exclusão, artigos em que o desfecho não era a DTM, resumos em congressos e opiniões pessoais foram rejeitados. Após a seleção dos artigos, leitura de títulos e resumos, 9 artigos foram selecionados, consistindo em revisões e estudos clínicos pertinentes ao assunto.

CONCLUSÃO:

A abordagem farmacológica demonstrou efeitos positivos no manejo da dor crônica em DTM, tendo resultados mais eficazes quando associada a outras terapias, em virtude de sua característica multifatorial.

Descritores:
Dor facial; Transtornos da articulação temporomandibular; Tratamento farmacológico

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br