Acessibilidade / Reportar erro

O uso do emplastro de lidocaína a 5% no manejo de dor neuropática localizada pós-traumática. Relato de casos

DESTAQUES

  • A dor neuropática tem impacto significativo na qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes.

  • A dificuldade de diagnóstico da dor neuropática localizada faz com que os pacientes permaneçam sem tratamento adequado por meses ou anos.

  • Os relatos de caso a seguir mostram que a utilização do emplastro de lidocaína a 5% permite redução significativa da intensidade da dor com um perfil de segurança e tolerabilidade favorável tanto em monoterapia quanto no contexto da terapia multimodal e em longo prazo.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor neuropática é definida como uma dor provocada por uma lesão ou doença que afeta o sistema nervoso somatossensitivo. Considerando a sua prevalência, em particular dor neuropática localizada pós-traumática, com o intuito de discutir formas de manejar os pacientes portadores dessa condição e avaliando tanto a eficácia quanto a tolerabilidade aos tratamentos propostos, este artigo apresenta três casos clínicos de pacientes portadores dessa condição, tratados com emplastro de lidocaína a 5%, tanto em monoterapia quanto no contexto da terapia multimodal.

RELATOS DOS CASOS:

Este estudo relata três casos de pacientes do sexo feminino com idades entre 29 e 81 anos e queixas de dor decorrente de trauma, que foram manejadas com emplastro de lidocaína a 5% em tratamento prolongado, com uma significativa melhora do nível de dor.

CONCLUSÃO:

Em concordância com as evidências da literatura científica, o uso do emplastro de lidocaína a 5% nos casos de dor neuropática localizada pós-traumática relatados mostrou-se eficaz no manejo dessa condição e apresentou perfil de segurança e tolerabilidade favorável. Além disso, foi possível observar também que o emplastro de lidocaína a 5%, quando adicionado em abordagem multimodal, contribuiu para uma melhora no quadro sem prejuízo da tolerabilidade do tratamento.

Descritores
Compressão nervosa; Dor; Dor neuropática; Emplastro transdermal; Lidocaína; Testes do emplastro

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br