Acessibilidade / Reportar erro

Laser de alta intensidade para tratamento da dor: revisão sistemática

DESTAQUES

  • A dor é uma condição comum, muitas vezes debilitante e com significativo impacto na qualidade de vida de seus portadores.

  • O laser é uma alternativa não invasiva, indolor e segura para a redução da dor em síndromes dolorosas agudas e crônicas.

  • Mais de 50% dos ensaios clínicos deste estudo têm moderada a alta qualidade segundo a escala PEDro.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é uma das causas mais prevalentes de incapacidade no mundo, e os efeitos adversos promovidos pelos analgésicos podem limitar o sucesso terapêutico. Nesse contexto, surge o laser como terapia complementar que pode potencializar a analgesia, sem aumentar incidência de eventos adversos indesejáveis. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia e a eficiência do laser de alta intensidade (LAI) no tratamento da dor.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma busca sistemática nas plataformas Medline, LILACS, Pubmed e PEDro, de julho de 2020 a agosto de 2022. As palavras chaves dor, dor crônica, laser de alta intensidade e tratamento foram consideradas. A qualidade dos estudos clínicos selecionados foi avaliada utilizando a escala PEDro. As revisões sistemáticas incluídas foram avaliadas quanto à qualidade metodológica através da ferramenta AMSTAR. A principal medida estudada foi a intensidade de dor. Foram encontrados 227 estudos e com base nos critérios de inclusão e exclusão, 32 artigos foram lidos na íntegra, tendo sido excluído um por não avaliar a dor. As desordens musculoesqueléticas corresponderam a 70,96% das doenças avaliadas e a escala analógica visual (EAV) foi a única ferramenta de mensuração da dor utilizada em 100% dos estudos. Aproximadamente 57% dos estudos tinham alta qualidade metodológica (PEDro=7). Em 53,84% dos ensaios o LAI foi utilizado como intervenção única, e em 46,16% foi associado a exercícios. Em 96,15% dos ensaios clínicos e 100% das revisões sistemáticas, o LAI promoveu alívio da dor.

CONCLUSÃO:

O LAI é uma modalidade eficaz para analgesia ao promover significativo alívio da dor, rápida recuperação e melhora na qualidade de vida dos pacientes de forma segura. A diversidade nos parâmetros de irradiação (dose, duração, intervalo e número de sessões) empregados, indica a necessidade de mais estudos randomizados para estabelecer sua eficiência em longo prazo.

Descritores
Dor; Laser de alta intensidade; Tratamento

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br