Acessibilidade / Reportar erro

Incidência da queixa de dor torácica como sintoma de infarto agudo do miocárdio em uma unidade de pronto-atendimento

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor no peito é um dos principais motivos que levam os indivíduos a buscarem serviços de urgência e emergência. Trata-se de um sintoma que pode sugerir diversas doenças, dentre as quais a síndrome coronariana aguda, o que dificulta o diagnóstico diferencial. O objetivo principal deste estudo foi identificar a incidência de dor torácica confirmada como infarto agudo do miocárdio em uma unidade de pronto-atendimento do município de Joinville; e os específicos foram: traçar o perfil epidemiológico dos pacientes com dor torácica por infarto agudo do miocárdio quanto ao sexo, faixa etária, tipo de infarto agudo do miocárdio e alterações de enzimas cardíacas; identificar o modo como os indivíduos descreveram o sintoma; reconhecer outros fatores causadores de dor torácica e conhecer a incidência de dor torácica relacionada a causas não cardíacas.

MÉTODOS:

Estudo documental, descritivo e de abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

A incidência de dor torácica como sintoma de infarto agudo do miocárdio correspondeu a 1% da amostra, acometendo indivíduos do sexo masculino. Diversas outras causas foram apontadas, a partir do código internacional de doenças, para a procura de atendimentos por essa queixa.

CONCLUSÃO:

O estudo evidenciou a relevância dessa queixa nas unidades de urgência e emergência e a necessidade do reconhecimento das manifestações clínicas e triagem do infarto agudo do miocárdio para o diagnóstico diferencial.

Descritores:
Angina; Dor no peito; Infarto

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br