RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os instrumentos multidimensionais para avaliação da dor em idosos permitem identificar as condições que envolvem a dor considerando os aspectos emocionais, físicos, psicológicos, sociais e econômicos. Trata-se de ferramentas auxiliares no prognóstico de doenças, que permitem melhor abordagem da dor considerando suas dimensões avaliadas. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre os instrumentos multidimensionais validados no Brasil para a avaliação da dor na pessoa idosa, identificando os instrumentos direcionados para idosos com transtornos neurocognitivos.
CONTEÚDO: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada com artigos científicos pesquisados nas bases de dados eletrônicas Pubmed, LILACS e Scielo. Utilizou-se o cruzamento das seguintes palavras-chave da língua portuguesa definidas pelo DeCS: dor, limiar de dor, mensuração da dor, envelhecimento e idoso. Foram incluídos artigos científicos de instrumentos validados no Brasil e que foram publicados no período de 2000 a 2018. Foram encontrados 38 artigos, destes, 33 foram excluídos, sendo incluso apenas 5 artigos. Os instrumentos validados encontrados para a avaliação da dor em idosos no Brasil foram o Brazilian Portuguese McGill Pain Questionnaire, Geriatric Pain Measure, Assessment Checklist for Seniors with Limited Ability to Communicate, Non-Communicative Patient’s Pain Assessment Instrument, Pain Assessment in Advanced Dementia.
CONCLUSÃO: Os cinco instrumentos encontrados oferecem para o profissional de saúde uma gama de ferramentas para melhor compreensão da dor. Destes, três instrumentos permitem avaliar a dor em idosos com transtornos neurocognitivos.
Descritores: Avaliação da dor; Demência; Idoso