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Diretrizes para o currículo em dor para Psicólogos no Brasil

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

É amplamente reconhecido que há subtratamento da dor, em grande medida determinado pela reduzida formação acadêmica e profissional sobre o tema. O presente artigo visou propor e apresentar diretrizes curriculares em dor para psicólogos em nível de graduação e pós-graduação no Brasil.

CONTEÚDO:

A partir de extensa revisão de literatura sobre o tema educação e dor, e baseados em diretrizes nacionais e internacionais, foram desenvolvidas diretrizes curriculares que contemplam a formação do psicólogo. As habilidades e competências abordadas na formação do psicólogo devem contemplar a sua natureza multifatorial, importância da avaliação multidimensional, modelos teóricos e técnicas para as intervenções e manejo da condição dolorosa e os aspectos referentes à pesquisa e aspectos éticos.

CONCLUSÃO:

Os conteúdos propostos no currículo de dor para psicólogos podem e devem ser integrados considerando-se as características e demandas regionais, das instituições de ensino e a disponibilidade de profissionais habilitados para ministrá-lo, podendo ser aplicado tanto aos cursos de graduação quanto os de pós-graduação. Entende-se que o ensino desse tema a partir dessas diretrizes curriculares, não só amplia a compreensão do psicólogo sobre o processo de saúde-doença, como aumenta suas possiblidades de atuação profissional em diversos níveis de atenção à saúde de forma multi, inter e transdisciplinar.

Descritores:
Currículo; Diretrizes curriculares; Dor; Educação; Psicologia

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