Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre suporte social percebido e catastrofização em indivíduos com dor crônica do joelho

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Tanto a catastrofização como o suporte social influenciam os resultados na saúde de indivíduos com dor crônica. Porém, não há consenso sobre a relação entre esses fatores, sendo escassa a informação direcionada à articulação do joelho. O objetivo deste estudo foi descrever e compreender a relação entre o suporte social percebido e a catastrofização da dor em idosos com dor crônica do joelho.

MÉTODOS:

Foi feita a coleta de dados sociodemográficos, em conjunto com o preenchimento dos instrumentos West Haven-Yale Multidimensional Pain Inventory e Pain Catastrophizing Scale pelos participantes. A amostra foi constituída por 28 participantes, institucionalizados em regime de centro de dia dos distritos de Aveiro, Braga e Leiria (Portugal).

RESULTADOS:

Setenta e cinco por cento dos participantes apresentaram catastrofização clinicamente significativa e 64,3% referiram alto suporte social percebido. Verificou-se uma relação diretamente proporcional entre a elevada catastrofização e as respostas solícitas e de distração frequentes. Contrariamente, existe uma associação inversamente proporcional entre o elevado nível de catastrofização e as respostas negativas pouco frequentes na amostra recolhida.

CONCLUSÃO:

O suporte social útil contribui para uma resposta desadaptativa à dor, pelo aumento dos níveis de catastrofização, podendo a resposta catastrófica constituir um meio para solicitar apoio. Denota-se uma associação diretamente proporcional entre o suporte social percebido e a catastrofização da dor crônica do joelho nos participantes. Contudo, a relação demonstrou ser pobre/baixa, evidenciando a necessidade de considerar outros fatores no estudo da catastrofização.

Descritores:
Catastrofização; Dor crônica; Suporte social percebido

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br