Acessibilidade / Reportar erro

Agulhamento a seco no tratamento de pontos-gatilho miofasciais e disfunções dolorosas do ombro: revisão narrativa da literatura

DESTAQUES

  • O agulhamento seco pode tratar pontos-gatilho miofasciais, disfunções do ombro e dor associada.

  • Até o momento, poucos estudos abordam a importância do agulhamento seco na prática clínica.

  • O agulhamento seco tem benefícios baixos a médios, podendo ser utilizado com múltiplas terapias.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As disfunções dolorosas de ombro constituem uma das disfunções musculoesqueléticas mais comuns que requerem assistência especializada. O agulhamento a seco (AS) tornou-se uma abordagem adjuvante com uso crescente na prática clínica para tratar esse tipo de condição. O objetivo deste estudo foi rever na literatura aspectos relacionados ao AS no tratamento de pontos-gatilho miofasciais (PGMs), disfunções do ombro e dores associadas.

MÉTODOS:

Foi realizada uma revisão narrativa através da busca de artigos de 2010 a 2022 escritos em português, inglês ou espanhol, na Literatura Latino-Americana e do Caribe nos bancos de dado Ciências da Saúde (LILACS), Informações em Saúde da Biblioteca Nacional de Medicina (Medline), Web of Science e Scientific Electronic Library Online (Scielo) utilizando as palavras-chave <”Dry Needling”>; <”Agulhamento a Seco”>; <“Myofascial Trigger Points”>; <”Pontos-Gatilhos Miofasciais”>; <” Disfunções do ombro”>. A análise qualitativa foi realizada determinando o nível de evidência para tratamento de AS para o tratamento de PGMs, disfunções do ombro e dor.

RESULTADOS:

Um total de 45 citações foram encontradas, 22 citações foram excluídas porque não atenderam aos critérios de seleção. As 23 citações restantes foram examinadas para títulos e resumos e estudos duplicados foram removidos. Finalmente, 10 artigos atenderam aos critérios de seleção e foram incluídos na presente revisão. Nenhum artigo foi excluído após a triagem de texto completo. A análise mostrou poucos avanço e conhecimento sobre a aplicação de AS para o tratamento da dor, disfunções dolorosas e gerais do ombro e PGMs, com poucas evidências sobre a eficácia do tratamento, dados dos escores de dor do paciente, mecanismos de ação e análise estatística.

CONCLUSÃO:

Ainda faltam evidências científicas concretas para avaliar a eficácia do AS na modulação da dor em pacientes com PGMs no ombro. Mais revisões sistemáticas e meta-análises associadas a pesquisas experimentais e clínicas devem ser realizadas para fornecer evidências dessa modalidade promissora para alívio de sintomas dolorosos no ombro, bem como tratamento de PGMs e distúrbios gerais do ombro.

Descritores
Agulhamento seco; Dor; Dor de ombro; Síndromes da dor miofascial

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br