Acessibilidade / Reportar erro

Uma abordagem simples para melhorar a dissolução de comprimidos comerciais de paracetamol para alívio rápido da dor

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é considerada um grande problema clínico em todo o mundo. O alívio mais rápido da dor foi obtido com o uso de um comprimido de paracetamol (APAP) de dissolução rápida. A celulose microcristalina (CMC) é o excipiente mais amplamente usado para produzir formulações de comprimidos de APAP de dissolução rápida, mas retarda a dissolução do APAP. A presente pesquisa relata a incorporação de croscarmelose sódica (CCS) em vez de CMC em formulações comerciais de comprimidos de APAP para aumentar a taxa de dissolução do APAP.

MÉTODOS:

Um método de granulação úmida foi usado para preparar o APAP com várias concentrações de CCS, sendo usado um desenho fatorial de 31 concentrações de CCS como variáveis independentes, enquanto a porcentagem de dissolução da liberação do fármaco em diferentes intervalos de tempo foi usada como variável dependente. O tempo de desintegração e a taxa de dissolução desses comprimidos de APAP foram determinados e comparados com a taxa de dissolução de Amidol® e Panadol®, comprimidos comerciais de APAP disponíveis no Sudão.

RESULTADOS:

O tempo médio para a desintegração completa dos comprimidos de APAP com CCS foi mais rápido do que o dos comprimidos comerciais de APAP, tanto Amidol® (0,58 min vs. 2,43 min) quanto Panadol® (0,58 min vs. 1,32 min), e essas diferenças foram estatisticamente significativas para o Amidol® (p≤0,001) e o Panadol® (p≤0,01). Além disso, a taxa de dissolução dos comprimidos de APAP com CCS foi significativamente mais rápida do que as taxas de Amidol® e Panadol®.

CONCLUSÃO:

A dissolução do APAP para Amidol® e Panadol® pode ser aprimorada com sucesso pela incorporação da CCS em sua formulação e pode ser considerada uma abordagem simples para o alívio rápido da dor usando APAP.

Descritores
Celulose microcristalina; Comprimidos de dissolução rápida; Croscarmelose sódica; Dor; Paracetamol; Projeto fatorial; Taxa de dissolução do comprimido; Tempo de desintegração

DESTAQUES

Um desenho fatorial simples de 31 foi aplicado para preparar novos comprimidos de APAP para alívio rápido da dor.

Os comprimidos de APAP com CCS se desintegraram mais rapidamente do que os comprimidos de Panadol® e Amidol®.

Os comprimidos de APAP com CCS se dissolveram significativamente mais rapidamente do que os comprimidos de Panadol® e Amidol®.

RESUMO GRÁFICO

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br