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Associação entre a presença de disfunção temporomandibular e a qualidade do sono em estudantes do ensino superior da área da saúde

DESTAQUES

Os resultados mostraram uma relação positiva entre a desordem temporomandibular e a má qualidade do sono em estudantes do ensino superior. Aqueles com desordens temporomandibulares eram 2,89 (IC: 1,58-5,32; p≤0,001) mais propensos a ter má qualidade do sono.

As estudantes do sexo feminino tinham 2,02 mais probabilidades (IC: 1,05-3,89; p=0,036) de desenvolver disfunção temporomandibular e 2,71 mais probabilidades (IC: 1,37-5,35; p=0,004) de ter uma má qualidade do sono em comparação com os homens.

Os estudantes que trabalhavam profissionalmente tinham 4,19 (IC: 1,92-9,17; p≤0,001) mais probabilidades de ter uma má qualidade de sono, em comparação com os estudantes que não trabalhavam.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A disfunção temporomandibular (DTM) pode estar relacionada a distúrbios do sono e ambos os fatores podem prejudicar o desempenho dos estudantes. O objetivo deste estudo foi determinar a associação entre a DTM e a qualidade do sono em estudantes do ensino superior na área da saúde.

MÉTODOS:

A amostra foi constituída por 203 estudantes, 144 (70,9%) do sexo feminino e 59 (29,1%) do masculino, com idades entre 18 e 46 anos (23,7±6,3). Os instrumentos de medida incluíram um questionário sociodemográfico, o Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) e o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI).

RESULTADOS:

Dos estudantes avaliados pelo IAF, 135 (66,5%) foram avaliados com DTM. Dos que tinham DTM (135; 100%), 104 (77%) tinham DTM leve, 21 (15,5%) DTM moderada e 10 (7,5%) DTM grave. Os valores obtidos pelo PSQI indicaram que 70 (34,5%) estudantes apresentaram boa qualidade de sono, 113 (55,7%) má qualidade de sono e apenas 20 (9,9%) tinham uma péssima qualidade de sono. Estudantes com má qualidade do sono tiveram 2,89 mais chances de desenvolver DTM (IC: 158–5,32).

CONCLUSÃO:

Os dados revelaram uma associação entre DTM e má qualidade do sono em estudantes do ensino superior da área da saúde. A divulgação desses resultados com populações sujeitas a grande stress emocional, como os estudantes do ensino superior, revela-se de grande importância para que possam ser adotadas estratégias preventivas.

Descritores:
Disfunção temporomandibular; Epidemiologia; Estudantes universitários; Qualidade do sono

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