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Satisfação e percepção de indivíduos com dor crônica sobre um programa de educação em neurociência da dor online e presencial: estudo observacional transversal

DESTAQUES

  • A educação em neurociência da dor é uma intervenção não farmacológica que deve ser oferecida ao indivíduo com dor musculoesquelética crônica.

  • Existe uma lacuna na literatura acerca da qualidade dos serviços de saúde prestados na modalidade de teleatendimento comparado às consultas presenciais.

  • Os participantes deste estudo mostraram boa satisfação e percepção de um programa de educação em neurociência da dor tanto na modalidade online quanto na modalidade presencial.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A complexidade da dor musculoesquelética crônica exige a necessidade de conhecer as estratégias de tratamento sob a perspectiva do usuário do serviço. O objetivo deste estudo foi analisar a satisfação e a percepção de indivíduos com dor musculoesquelética crônica sobre um programa de educação em neurociência dor nas modalidades online e presencial.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, composto por 26 participantes, dos quais 13 indivíduos participaram de 10 encontros de educação em dor presencial (GP), e os outros 13 na modalidade online (GO). A avaliação da satisfação consistiu em 10 questões do MedRisk Instrument for Measuring Patient Satisfaction With Physical Therapy Care, e a avaliação da percepção foi obtida por meio de sete perguntas desenvolvidas pelos pesquisadores, específicas sobre o programa de educação em dor. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Qui-quadrado, software Biostat e nível de significância ≤0,05.

RESULTADOS:

Das 17 questões, houve diferença entre os grupos apenas em 5 questões. O GP relatou maior satisfação e percepção nas questões que se referem a “explicação sobre o tratamento recebido” (Qui22 Raja SN, Carr DB, Cohen M, Finnerup NB, Flor H, Gibson S, Keefe FJ, Mogil JS, Ringkamp M, Sluka KA, Song XJ, Stevens B, Sullivan MD, Tutelman PR, Ushida T, Vader K. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain. 2020;161(9):1976-82.=6,19; p=0,05), “formas de evitar futuros problemas” (Qui22 Raja SN, Carr DB, Cohen M, Finnerup NB, Flor H, Gibson S, Keefe FJ, Mogil JS, Ringkamp M, Sluka KA, Song XJ, Stevens B, Sullivan MD, Tutelman PR, Ushida T, Vader K. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain. 2020;161(9):1976-82.=4,727; p=0,03), “retorno para futuros serviços” (Qui22 Raja SN, Carr DB, Cohen M, Finnerup NB, Flor H, Gibson S, Keefe FJ, Mogil JS, Ringkamp M, Sluka KA, Song XJ, Stevens B, Sullivan MD, Tutelman PR, Ushida T, Vader K. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain. 2020;161(9):1976-82.=4,727; p=0,03), “relacionamento com outras pessoas” (10 vs 8; p=0,03) e “aumento do nível de atividade física” (9 vs 8; p=0,03).

CONCLUSÃO:

Indivíduos com dor musculoesquelética crônica mostraram boa satisfação e percepção de um programa de educação em neurociência da dor tanto na modalidade online quanto na presencial. Algumas diferenças foram observadas entre ambas, sobretudo nas questões que parecem envolver contato face-a-face com um profissional, com resultados mais positivos quando o programa é oferecido de forma presencial.

Descritores
Dor crônica; Educação em saúde; Satisfação do paciente; Telessaúde.

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