Acessibilidade / Reportar erro

O sistema endocanabinoide e as dores orofaciais: atualidades e perspectivas

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Desde a descoberta relativamente recente do sistema endocanabinoide (SEC) e seu papel fundamental da regulação de outros sistemas, o assunto tem despertado interesse de todas as áreas da saúde, incluindo-se a Odontologia. Dentre as possíveis utilizações e benefícios dos canabinoides, está sua atuação na dor e seus fatores predisponentes ou perpetuadores, como o bruxismo e os distúrbios do sono. Embora a literatura seja ainda escassa, os mecanismos de ação e resultados satisfatórios dos canabinoides e demais derivados da cannabis nessas situações já permitem sua prescrição com segurança. O objetivo deste estudo foi verificar as atuais evidências sobre a utilização de derivados da cannabis nas dores orofaciais (DOFs), revisando o que se sabe, até o momento, sobre o SEC e as perspectivas de sua utilização com respaldo e critério.

CONTEÚDO:

Esta pesquisa realizou uma breve revisão da história da planta cannabis, abordando temas como preconceito, proibições e interesses, além de sua utilização terapêutica. Em seguida, foi apresentada uma revisão sobre o SEC e seus mecanismos de interesse na DOF. Na sequência, foram discutidos os produtos derivados da planta e seus efeitos, indicações, contraindicações, efeitos adversos, interações farmacológicas, peculiaridades e perspectivas.

CONCLUSÃO:

Quanto mais são adquiridos conhecimentos sobre o SEC e os benefícios terapêuticos dos componentes e derivados da cannabis, mais há um convencimento de que surgiu, de fato, uma nova fronteira terapêutica. O número crescente de bons desfechos, incluindo casos de DOF, obtidos através de estudos bem conduzidos, traz um misto de satisfação e empolgação. Nenhuma terapia obterá bons resultados se não partir de um diagnóstico preciso. Assim, é de suma importância que se conheça o SEC, os produtos e derivados da planta, os canabinoides sintéticos, suas indicações e efeitos. Novos estudos são necessários e, nesse momento, pode-se afirmar que as perspectivas são muito boas e um novo e desafiador horizonte está despontando.

Descritores:
Canabidiol; Cannabis; Dor orofacial; Endocanabinoides; Odontologia

DESTAQUES

Os efeitos da cannabis e de seus produtos sinteticamente derivados na dor orofacial.

Os fitocanabinoides, como o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetraidrocanabinol (THC), podem ser empregados como terapia para a dor orofacial.

As evidências científicas, embora pouco robustas, sugerem que os canabinoides podem reduzir a dor temporomandibular e diferentes dores neuropáticas orofaciais.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br