Acessibilidade / Reportar erro

Inibição retrógrada das vias centrais hiperativas nas dores nociplásticas

DESTAQUES

Importância da identificação da presença da dor nociplástica.

Rrelação entre dor nociplástica e sistema endocanabinoide.

Importância do tratamento da dor nociplástica através da modulação retrógrada na hiper-excitabilidade central.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor nociplástica ocorre por uma combinação de hiperexcitabilidade e diminuição da atividade inibitória no sistema nervoso central, responsável por um estado de amplificação de estímulos diversos, presente em muitas doenças crônicas. Entre essas doenças estão: fibromialgia, migrânea crônica, síndrome do intestino irritável, síndrome dolorosa miofascial e síndrome de dor complexa regional. Frequentemente, várias dessas doenças se apresentam associadas. A terapia da dor nociplástica é um desafio na prática clínica, uma vez que a maioria dos tratamentos tradicionais não são eficazes no controle dos sintomas, causando muitas vezes dificuldade de adesão ou até mesmo interrupção do tratamento, devido aos efeitos adversos indesejáveis. O objetivo deste artigo foi demonstrar a importância da identificação da presença da dor nociplástica no quadro do paciente, e do conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos. Dessa forma, devido à neuromodulação retrógrada, característica exclusiva do sistema endocanabinoide até o momento, avaliar a utilização de fármacos de grau farmacêutico à base da planta cannabis como coadjuvante na terapia da dor e dos outros sintomas associados a essa doença.

CONTEÚDO:

Este artigo abordou a fisiopatologia da dor nociplástica, a fisiologia do sistema endocanabinoide, a planta cannabis com seus componentes e sua utilização como medicação coadjuvante no tratamento multimodal da dor nociplástica (decorrente da neuromodulação retrógrada), com base em artigos científicos publicados entre 1981 e 2022.

CONCLUSÃO:

Apesar das evidências científicas que apoiam o uso da cannabis medicinal na terapia da dor nociplástica serem insuficientes até o momento, ela pode e deve ser considerada como um possível fármaco coadjuvante na terapia multimodal da dor, sempre de forma individualizada, quando os tratamentos preconizados falharem ou não forem tolerados.

Descritores:
Cannabis; Dor crônica; Dor nociplástica; Sistema endocanabinoide

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br