Acessibilidade / Reportar erro

Emplastro de lidocaína a 5% no tratamento da dor neuropática localizada por compressão nervosa. Relato de casos

DESTAQUES

  • A dor neuropática impacta significativamente o paciente, a sociedade e o sistema de saúde.

  • A abordagem da dor neuropática deve ser diferente abordagem da dor nociceptiva devido à sua complexidade.

  • Nestes relatos de caso, o emplastro de lidocaína produziu alívio da dor, com aparente segurança e tolerabilidade em longo prazo, apesar de não ser possível extrapolar para a população em si devido a limitações metodológicas.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor neuropática é uma condição crônica com impactos significativos para o paciente, a sociedade e o sistema de saúde. Pela sua complexidade neuropática, a sua abordagem deve ser diferente da dor nociceptiva. Os tratamentos sistêmicos de primeira linha para a dor neuropática podem estar associados à incidência de eventos adversos dose-dependentes e interações farmacológicas. Por outro lado, os fármacos tópicos apresentam menor incidência de eventos adversos sistêmicos, sendo o emplastro de lidocaína a 5% recomendado como primeira ou segunda linha de tratamento para essa condição em diversos guidelines internacionais. O objetivo deste estudo foi apresentar três casos clínicos de dor neuropática localizada por compressão nervosa manejados com o emplastro de lidocaína a 5%.

RELATO DOS CASOS:

Três pacientes com idade superior a 40 anos e queixas de dor ou parestesia de longa duração foram manejados com emplastro de lidocaína a 5% em tratamento prolongado, com melhora da intensidade de dor expressiva.

CONCLUSÃO:

Os resultados dos casos reportados revelaram que o emplastro de lidocaína a 5% se apresentou como uma opção terapêutica eficaz, segura, bem tolerada e não invasiva no manejo da dor neuropática localizada por compressão nervosa periférica.

Descritores
Compressão nervosa; Dor; Dor neuropática; Lidocaína

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br