Acessibilidade / Reportar erro

Validação da versão brasileira do World Health Organization Disability Assessment Schedule em mulheres com dor pélvica crônica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor pélvica crônica (DPC) é uma dor persistente percebida em estruturas relacionadas à pelve. Está frequentemente associada a consequências negativas que geram incapacidade, entretanto, atualmente não existem ferramentas validadas para medir a funcionalidade segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em pacientes com DPC. O objetivo deste estudo foi testar as propriedades de medida do World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) para mulheres com DPC.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de validação. Os instrumentos utilizados no processo de validação do WHODAS 2.0 foram: o 12-item Short-Form Health Survey (SF-12), a Escala Numérica da Dor e um formulário com dados sociodemográficos e clínicos. A consistência interna foi analisada pelo coeficiente alfa de Cronbach, a validade de construto foi avaliada pelo coeficiente de correlação de Spearman, a validade discriminativa foi analisada pela Análise de Variância e a confiabilidade teste-reteste foi analisada pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC).

RESULTADOS:

O estudo incluiu 128 mulheres com DPC. As análises de confiabilidade mostraram resultados satisfatórios em termos de consistência interna (a=0,71 a 0,94) e excelentes na confiabilidade teste-reteste (ICC=0,69 a 0,91). As análises de validade mostraram uma correlação forte a moderada na validade de construto entre o escore WHODAS total e os componentes físicos (rho=0,7, p<0,001) e mentais do SF-12 (rho=0,67, p<0,0001) e valores significativos para validade discriminativa de acordo com a intensidade da dor nos últimos 30 dias.

CONCLUSÃO:

O instrumento WHODAS 2.0 mostrou-se um questionário confiável e válido para investigar a funcionalidade de mulheres com DPC.

Descritores:
Classificação Internacional de Funcionalidade; Dor pélvica; Estudo de validação; Incapacidade e saúde

DESTAQUES

Este estudo é o pioneiro na validação do WHODAS 2.0 em mulheres com dor pélvica crônica (DPC).

O WHODAS 2.0 é um instrumento válido para avaliar o funcionalidade de mulheres com DPC.

As propriedades de medição do WHODAS 2.0 são válidas e confiáveis.

O WHODAS 2.0 ajudará os fisioterapeutas a gerenciarem mulheres com DPC.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br