Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes com dor orofacial: grau de cinesiofobia relacionada a prática da dança de salão

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O distúrbio temporomandibular é um termo genérico para condições que afetam a articulação temporomandibular, músculos de mastigação e/ou estruturas associadas. A etiologia multifatorial do distúrbio temporomandibular requer tratamento multidisciplinar. Como a dor constante é uma das características principais desta desordem, alguns pacientes limitam seus movimentos durante as atividades físicas como mecanismo de defesa para proteger contra a dor. O objetivo deste estudo foi determinar se a participação de indivíduos com distúrbio temporomandibular em terapia de dança está relacionada ao medo de praticar atividades físicas.

METODOS:

Foi realizado um estudo exploratório e quantitativo com uma amostra de 35 pacientes com dor crônica recrutada em uma clínica especializada no diagnóstico e tratamento de distúrbio temporomandibular. Os participantes foram alocados em dois grupos: grupo ativo (n=14) e grupo controle (n=21). A versão brasileira da Tampa Scale for Kinesiophobia foi usada para mensurar o medo do movimento.

RESULTADOS:

A idade média foi de 46,4 anos no grupo ativo e 42,9 anos no grupo controle. O escore médio de cinesiofobia (na escala de 17 a 68) foi de 39 no grupo ativo e 39,8 no grupo controle.

CONCLUSÃO:

Os resultados não demonstram diferença significativa em termos do grau de cinesiofobia entre indivíduos que concordaram e se recusaram a participar da atividade proposta (dança).

Descritores:
Dor crônica; Medo; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; Terapia da dança; Terapia do exercício

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br