Open-access Adaptação transcultural do Injustice Experience Questionnaire para o português do Brasil

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:  Tem sido proposto que algumas pessoas com dor musculoesquelética podem desenvolver um sentimento de injustiça. A percepção da injustiça pode ter um impacto significativo em uma série de desfechos relacionados à dor, sintomas depressivos maiores, incapacidades e absenteísmo. O objetivo deste estudo consistiu em uma adaptação transcultural do instrumento original em inglês do Injustice Experience Questionnaire para uma versão final a ser utilizada no Brasil.

MÉTODOS:  Todo o processo consistiu em tradução, retrotradução e revisão pelo comitê de especialista. O pré-teste foi aplicado a 90 participantes (41 participantes com dor crônica musculoesquelética). Para a análise psicométrica, a versão traduzida foi aplicada a 120 participantes com dor crônica musculoesquelética. A consistência interna foi verificada pelo coeficiente alfa de Cronbach e a validade do construto foi analisada por meio de análise exploratória fatorial.

RESULTADOS:  Após a conclusão do pré-teste, não houve dificuldades em entender cada item do questionário traduzido por mais de 20% da amostra. O cálculo alfa de Cronbach para os 12 itens do Injustice Experience Questionnaire/Port-BR foi de 0,86 [IC (95%) = 0,83 a 0,90; p<0,001].

CONCLUSÃO:  A versão em português do questionário mostrou-se facilmente compreensível com boa validação semântica. No entanto, estudos adicionais devem abordar outras características psicométricas desse instrumento.

Descritores: Distúrbios do humor; Dor crônica; Mensuração da dor; Psicometria; Questionário; Tradução

location_on
Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro