RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O distúrbio osteomuscular é caracterizado por alterações nas funções neuromusculares, tendinosas e articulares, que provocam impacto na funcionalidade da área afetada e, principalmente, dor. A intervenção com a reflexoterapia é uma alternativa não invasiva que possibilita controle imediato da dor lombar aguda ocupacional. O objetivo deste estudo foi descrever os resultados da reflexoterapia podal no alívio da dor lombar aguda relacionada ao trabalho da equipe de enfermagem.
MÉTODOS: Ensaio clínico controlado, duplamente encoberto. Trinta e seis participantes efetivos foram randomicamente alocados em grupo experimental e controle. Aplicou-se a reflexoterapia para dor lombar nos grupos amostrais em duas sessões, com intervalo de 72 horas. A coleta de dados foi realizada com a escala analógica visual de intensidade na avaliação da dor, antes e depois das intervenções e questionário para lombalgia, no início e fim da pesquisa. Os dados foram analisados com os testes Shapiro Wilk, para normalidade da amostra; Qui-quadrado ou Exato de Fisher, para associação das variáveis categóricas e teste t.
RESULTADOS: Houve significância estatística com a reflexoterapia podal no alívio da dor lombar aguda, obtendo-se p=0,000, para a escala analógica visual, e nos dados do questionário para lombalgia p=0,0002.
CONCLUSÃO: A reflexoterapia mostrou-se eficaz na redução da intensidade dador lombar aguda dos profissionais de enfermagem, neste estudo. O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos é RBR-5ndq22.
Descritores: Dor aguda; Dor lombar; Equipe de enfermagem; Reflexoterapia; Riscos ocupacionais; Transtornos traumáticos cumulativos