Acessibilidade / Reportar erro

A percepção dos pacientes sobre eventos estressores no desenvolvimento da fibromialgia

DESTAQUES

O artigo enfatiza a importância da angústia e da exposição a fatores de estresse para paci-entes com fibromialgia;

A angústia é essencial para o impacto da fibromialgia na qualidade de vida;

Os médicos devem considerar a angústia ao abordar os sintomas do paciente.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma doença reumática com as seguintes características: dor crônica generalizada, fadiga, sono não restaurador e distúrbios cognitivos. Ela é frequentemente associada à angústia após exposições a estressores crônicos e agudos. O objetivo deste estudo foi determinar a percepção dos pacientes se os eventos estressantes influenciam o desenvolvimento da FM. O objetivo secundário foi avaliar o impacto do estresse agudo na determinação da gravidade futura da FM.

MÉTODOS:

Foram realizados um estudo transversal para o objetivo primário e um estudo de caso controle para o objetivo secundário. Foram utilizados questionários sobre dados demográficos e instrumentos de avaliação da gravidade e impacto da FM (Índice Fibromiálgico - FI, e Revised Fibromyalgia Impact Questionnarie - FIQr), instrumentos de avaliação de aspectos emocionais (PHQ-9 e GAD-7), e um questionário sobre a percepção dos pacientes em relação aos eventos estressores.

RESULTADOS:

Sessenta e um pacientes foram avaliados. Cerca de 59% relataram a presença de estresse agudo como um fator agravante. Os pacientes mencionaram o luto por um parente próximo, problemas financeiros, conflitos familiares e serem vítimas de violência como eventos agravantes. Houve associação significativa entre a presença de incidentes estressantes, FI e FIQr (p<0,05). A presença de circunstâncias agravantes aumentou o escore do FIQr em 2,72.

CONCLUSÃO:

Foi observada associação significativa entre eventos estressantes agravantes e pontuações mais altas do índice de FM e seu impacto sobre os pacientes.

Descritores
Estresse psicológico; Fibromialgia; Qualidade de vida

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br