Acessibilidade / Reportar erro

O exercício alivia minha dor? Estudo qualitativo sobre as percepções de pacientes com dor lombar

DESTAQUES

  • Após o início de uma prática de exercícios, a dor pode aumentar nas primeiras semanas.

  • A percepção de aumento da dor pode dificultar a adesão ao exercício físico

  • A prática de exercício físico nem sempre é o suficiente para o alívio da dor.

  • A melhora da funcionalidade e a redução da dor foram percebidas a longo prazo.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O exercício físico é recomendado pelas diretrizes para o tratamento da dor lombar crônica, mas a perspectiva dos pacientes sobre essa modalidade terapêutica é pouco explorada. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes com dor lombar crônica sobre o exercício físico para o controle dos sintomas.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, que investigou pessoas com dor lombar crônica na lista de espera para atendimento fisioterapêutico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas no formato online, investigando a percepção de memória pela experiência prévia da prática de exercício. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

Quatorze adultos (10 mulheres e 4 homens) foram entrevistados. Os dados foram categorizados em três momentos: (1) percepções durante o exercício físico, (2) percepções após o exercício, e (3) percepções a longo prazo. As percepções de dor e desconforto que ocorrem no início de alguma modalidade de exercício costumam desaparecer nas primeiras semanas, no entanto, quando não são bem toleradas, podem levar à desistência ou interrupção da prática. Embora a maioria tenha relatado alívio da dor, sensação de relaxamento e facilidade para realizar atividades funcionais, no período imediatamente posterior ao exercício alguns participantes perceberam exacerbação da dor e receio de agravamento do quadro. Em longo prazo, a maioria percebeu benefícios (redução da intensidade da dor, retorno às atividades e diminuição da necessidade de analgésicos), mas para alguns participantes somente a prática de exercícios parece não ser suficiente para a redução da dor.

CONCLUSÃO:

Pessoas com dor lombar crônica podem ter percepções e resultados variados em relação à prática de exercício.

Descritores:
Dor crônica; Dor lombar crônica; Exercício físico; Percepção do paciente; Pesquisa qualitativa

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br