Acessibilidade / Reportar erro

Lombalgia incapacitante causada por fragmento retido de agulha peridural. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome facetária é reconhecidamente uma das causas mais comuns de dor lombar crônica, embora as suas manifestações bastante diversas coloquem importantes desafios diagnósticos. Atribui-se à doença degenerativa das zigapófises lombares a principal etiologia do quadro doloroso a elas associado, sendo as causas iatrogênicas relativamente raras, sobretudo as relacionadas com corpos estranhos retidos após procedimentos médicos. Existem unicamente três casos semelhantes reportados na literatura.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino, 36 anos, com dor lombar crônica importante relacionada com fragmento de agulha peridural quebrado e retido na região da articulação facetária L1-L2 e do ramo medial do ramo dorsal do nível suprajacente, durante o procedimento de anestesia pré-parto. A falha do tratamento conservador e a intensidade do quadro álgico fizeram com que se optasse por tratamento invasivo, nesse caso com remoção cirúrgica do fragmento retido, com boa resposta clínica e sem necessidade de procedimentos adicionais. Discutem-se as razões para possíveis dificuldades diagnósticas do quadro de síndrome facetário e a estratégia terapêutica num caso incomum.

CONCLUSÃO:

Numa situação de etiologia rara de dor lombar crônica, uma adequada correlação clínico-imagiológica é da maior importância. O plano terapêutico deve envolver um ótimo conhecimento da anatomia da coluna e dos mecanismos que podem contribuir para a dor lombar. A remoção de elementos estranhos que possam ser responsáveis por lesão mecânica ou fenômenos inflamatórios locais, como este corpo estranho, deve ser uma opção a ter em conta no tratamento.

Descritores:
Agulhas; Dor crônica; Dor lombar; Reação a corpo estranho

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br