Acessibilidade / Reportar erro

Limiares de dor experimental e características psicossociais ao longo do ciclo menstrual na dor miofascial orofacial em comparação com indivíduos saudáveis: estudo transversal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O impacto do ciclo menstrual na percepção da dor é um foco importante de estudo, sendo necessária uma maior elucidação na disfunção temporomandibular (DTM). Assim, este estudo transversal avaliou limiares de dor experimental, características psicossociais e relatos de dor em mulheres com DTM ao longo do ciclo menstrual, comparadas com controles saudáveis.

MÉTODOS:

220 prontuários de mulheres foram analisados, sendo 80 selecionados para os grupos de controle (saudáveis, n=40) e DTM (dor miofascial, n=40). Nas fases do ciclo menstrual, as pacientes foram divididas nas categorias Pré-Luteal e Luteal. Os instrumentos Escala de Estresse Percebido (PSS), Escala de Pensamentos Catastróficos (PCS), Limiar de Dor Mecânica (MPT), Wind-up Ratio (WUR), Limiar de Dor à Pressão (PPT), Modulação Condicionada da Dor (CPM) e Escala analógica visual (EAV) foram analisados com nível de significância de 5%, pelos testes ANOVA de dois fatores e Tukey post hoc.

RESULTADOS:

As escalas PSS e PCS foram significativamente diferentes entre os grupos DTM e controle (p<0,001), independentemente do ciclo menstrual. Indivíduos saudáveis na fase luteal apresentaram MPT maior em comparação com outras fases (p,0,001). O PPT mostrou diferença significativa entre as fases menstruais (p=0,022), sem diferença nas comparações múltiplas. Os valores da EAV não apresentaram diferença entre as fases menstruais (p=376).

CONCLUSÃO:

Indivíduos saudáveis na fase luteal têm MPT e PPTl maior na região orofacial. Os relatos de dor em pacientes com DTM não mostraram diferença ao longo do ciclo menstrual, indicando que pequenas alterações nos limiares experimentais podem ser clinicamente relevantes. A presença de dor crônica parece estar mais relacionada com características psicossociais do que com flutuações hormonais.

Descritores
Ciclo menstrual; Dor crônica; Hormônios gonodais; Limiar da dor; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br