Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades enfrentadas pela enfermagem na aplicabilidade da dor como quinto sinal vital e os mecanismos/ações adotados: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor foi reconhecida como quinto sinal vital em 1996 e muitos enfermeiros têm dificuldades em avaliá-la. Mediante a necessidade de conhecer as dificuldades na aplicabilidade da dor como quinto sinal vital, justifica-se este estudo com o intuito de conhecer a dor, os métodos para avaliação e as estratégias/ações para garantir seu controle. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar, na literatura brasileira e internacional, as dificuldades enfrentadas pela enfermagem na aplicabilidade da dor como quinto sinal vital e os mecanismos/ações adotados.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão integrativa em que a busca de artigos científicos foi realizada nas bases e bancos de dados: LILACS, BDENF, Scielo, Pubmed, Scopus e Web of Science. Utilizou-se os descritores enfermagem, dor, manuseio da dor e sinais vitais nos idiomas português, inglês e espanhol. Definiu-se como critérios de seleção o período de 1995 a 2017 e os três idiomas citados; e após a busca e a leitura dos artigos foram incluídos nove estudos. Com a leitura dos artigos foram elencadas duas categorias: 1) dificuldades enfrentadas pela enfermagem na aplicabilidade da dor como quinto sinal vital e 2) mecanismos/ações adotados para amenizar as dificuldades enfrentadas pela enfermagem na aplicabilidade da dor como quinto sinal vital.

CONCLUSÃO:

Evidenciou-se que é necessário que os profissionais enfermeiros atentem para a importância de considerar/avaliar a dor como quinto sinal vital, visando um melhor atendimento que, consequentemente, influenciará na qualidade da assistência prestada, melhorando a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Descritores:
Dor; Enfermagem; Manuseio da dor; Sinais vitais

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br