Acessibilidade / Reportar erro

Perfil clínico da dor em pacientes no pós-COVID-19: revisão sistemática

DESTAQUES

  • Este estudo reforça a importância de conhecer o perfil clínico da dor após a infecção da COVID-19, uma vez que guiará estratégias de prevenção e reabilitação de queixas álgicas.

  • Há um aumento da gravidade da dor em todas as regiões do corpo durante a infecção da COVID-19, quando comparado com o estado pré-infecção, mantendo-se após a infecção.

  • Fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam na intensidade da dor.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Embora as pesquisas evidenciem o quadro álgico mais frequente durante a infecção da COVID-19, pouco se sabe sobre a caracterização da dor e fatores que influenciam sua permanência após a infecção. Portanto, o objetivo deste estudo foi descrever o perfil clínico de dor em pacientes pós-COVID-19.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão sistemática conduzida conforme as recomendações Preferred Reporting Items for Sistematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os artigos foram pesquisados no período de novembro de 2021 a novembro de 2022, no banco de dados Pubmed, Embase, Web of Science, Scopus, Cochrane e PsycINFO. Foram incluídos cinco estudos observacionais para síntese qualitativa. Evidenciou-se um aumento da intensidade da dor em todas as regiões do corpo durante a infecção quando comparado com o estado pré-infecção, mantendo-se após a infecção. As dores mais relatadas pós-COVID-19 foram dor neuropática, dor generalizada e dor na região cervical. A média de tempo da dor no pós-COVID-19 foi de seis meses.

CONCLUSÃO:

Há persistência da dor após infecção pelo novo coronavírus, com a presença de “dor nova” e “dor crônica nova”, e a piora da dor em grupos específicos que tiveram COVID-19.

Descritores
COVID-19; Dor; Medição da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br