RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Exercícios de alongamento estão presentes em programas de treinamento físico e reabilitação muscular. Dentro do contexto da reabilitação de indivíduos com dor na região lombar (lombalgia), ainda existe uma lacuna sobre os mecanismos pelos quais esses exercícios reduzem dor e incapacidade nesses pacientes. O objetivo deste estudo foi descrever os possíveis mecanismos pelos quais o exercício de alongamento pode reduzir dor em indivíduos com lombalgia crônica.
CONTEÚDO: A dor na região lombar é uma das dores mais incapacitantes quando se trata de limitações para as funções no cotidiano. Por isso, é necessário investigar alternativas que possam proporcionar o seu alívio nesses pacientes. Considerando que a causa da lombalgia crônica não específica é multifatorial, o tratamento desta doença ocorre principalmente na tentativa de reduzir a sensação dolorosa. Como alternativa, o treinamento da flexibilidade por meio de exercícios de alongamento pode agir reduzindo a dor lombar por gerarem alterações biomecânicas e sensoriais que resultam em efeito analgésico. Adicionalmente, ainda é possível que esses dois efeitos possam atuar em conjunto para explicar a redução da dor lombar após a realização de exercícios de alongamento.
CONCLUSÃO: Existe suporte teórico na literatura para sustentar a realização dos exercícios de alongamento como estratégia não farmacológica para o tratamento da dor lombar crônica. Mecanismos biomecânicos e neurofisiológicos poderiam ser apontados para explicar tais benefícios.
Descritores: Dor; Dor lombar; Exercícios de alongamento muscular