Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do fortalecimento muscular na dor, funcionalidade, resistência muscular e controle postural em mulheres com síndrome de dor do trocânter maior: ensaio clínico randomizado

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O tratamento para a síndrome da dor no grande trocanter (SDGT) é conservador. No entanto, existem poucos estudos que comprovam esses resultados. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do aumento da força muscular do quadril e do tronco na dor, capacidade funcional, resistência muscular do core e controle postural de mulheres com SDGT.

MÉTODOS:

Este estudo é um ensaio clínico. Vinte e seis mulheres com SDGT foram divididas em Grupo 1 (G1, n=12, exercícios de fortalecimento do quadril) e Grupo 2 (G2, n=14, exercícios de fortalecimento do quadril e core) e foram avaliadas antes do início, após o protocolo de intervenção e após 12 semanas (Follow-Up). Dor, capacidade funcional, resistência do core e controle postural foram avaliados. O Prone Bridge Test (PBT) e o Supine Bridge Test (SBT) estabeleceram a resistência do core.

RESULTADOS:

A dor diminuiu após as intervenções e follow-up (p=0,001), com forte efeito (1,62≤d≤2,35), sem diferenças entre os grupos (p=0,29). A capacidade funcional melhorou após as intervenções efollow-up (p=0,03), com efeito ruim (0,19≤d≤0,27), sem diferenças entre os grupos (p=0,61). O tempo no PBT aumentou para ambos os grupos (p=0,62), com efeito forte no G2 (d=1,02). O SBT estabeleceu que o G2 foi melhor após a intervenção efollow-up (p=0,04; d=0,20), sem diferenças entre os momentos (p=0,95). O controle postural não apresentou diferenças.

CONCLUSÃO:

Exercícios de fortalecimento somente dos músculos do quadril ou para o quadril e core diminuíram a dor e melhoraram a capacidade funcional e a resistência do core no SDGT.

Descritores:
Controle postural; Dor no quadril; Mulheres

DESTAQUES

Os exercícios de fortalecimento dos músculos do quadril e do núcleo melhoram a dor e a capacidade funcional de mulheres com síndrome da dor no grande trocanter (SDGT).

Os exercícios de fortalecimento dos músculos do quadril e do core não alteraram o controle postural das mulheres com SDGT.

Os exercícios de fortalecimento dos músculos do quadril e os exercícios de fortalecimento dos músculos do quadril + core têm efeitos semelhantes.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br